O Escritório de Relações Internacionais da Universidade Europeia do Atlântico recebeu mais de vinte estudantes de todo o mundo, a partir de vários países europeus, que cursarão um período escolar em nosso campus. Logicamente, a situação causada pela pandemia reduziu a presença de estudantes do programa Erasmus+, mas este grupo tomou a corajosa decisão de ir à Cantábria para viver uma experiência acadêmica e vital de caráter internacional.
A breve cerimônia de boas-vindas foi aberta pela professora Inna Alexeeva, que agradeceu suas presenças e explicou depois as vantagens obtidas em estudar no exterior, em particular perante o mercado de trabalho. Da mesma forma, a professora Alexeeva animou aos novos alunos para se integrarem na comunidade universit’ária e também a conhecer a cidade e a comunidade da Cantábria, destacando sua segurança. Ela concluiu sua intervenção oferecendo a ajuda da UNEATLANTICO para resolver qualquer dúvida ou contratempo que possa surgir.
Em seguida, tomou a palavra a diretora acadêmica da graduação em Traduçào e Interpretação, a Dra. Araceli Alonso, que elogiou a coragem de esses estudantes. “Parabenizo vocês pelo valor dado para este período tão peculiar, no qual tudo se vê afetado pela pandemia. A Universidade Europeia do Atlântico tem o prazer de tê-los aqui e eu, pessoalmente, os encorajo a desfrutar dessa magnífica experiência cultural”.
De acordo com os dados publicados pela Agência Erasmus+, 94% dos estudantes que participam no programa europeu se mostram mais tolerantes e 88% melhoram suas habilidades sociais. Além disso, os números mostram que os estudantes que participam no Erasmus+ têm o dobro de possibilidades de encontrar um emprego após a graduação e 30% dos que realizam um período de práticas desse tipo conseguem um emprego na mesma empresa onde o executa.
Os estudantes que acudiram a este período Erasmus+ vêm principalmente da Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Países Baixos, Portugal e Polônia. Ao longo dessas primeiras horas, dois estudantes de UNEATLANTICO atuaram como anfitriões, levando seus novos companheiros pelo campus e também os transmitindo uma calorosa boas-vindas.