A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) organiza a sexta edição da Liga Panamericana de Debate Pré-Universitário, que começou ontem, 29 de abril, e na qual participarão oitenta e seis equipas de quinze países latino-americanos. Estarão representadas escolas da Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.
É importante referir que, antes da competição, será ministrado um curso sobre os fundamentos do debate aos 450 alunos de diferentes escolas que participam nesta nova edição. O objetivo desta formação é dotar os participantes de ferramentas que lhes permitam desenvolver as suas capacidades de expressão oral, raciocínio e pesquisa, promovendo o pensamento crítico e comunicativo.
À semelhança das edições anteriores, realizar-se-á uma Liga Nacional, cujo tema deste ano será “Devem os governos investir mais em infra-estruturas públicas, mesmo que isso implique aumentar os impostos? As equipas vencedoras a nível nacional terão a oportunidade de representar o seu país na VI edição da Liga Pan-Americana de Debate. Nesta ronda internacional, o tema em que se centrará o debate será “Devem os países da América Latina ter uma política comum para resolver os problemas sociais e económicos da região?”
À semelhança das edições anteriores, a UNEATLANTICO reconhecerá a equipa campeã, o finalista e o melhor orador desta VI edição da Liga de Debates. A organização do evento deseja o maior sucesso a todas as equipas participantes, esperando que esta experiência seja enriquecedora e formativa para cada um dos alunos envolvidos.