Rubén Calderón, reitor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), participa na reunião plenária do Conselho de Universidades, na qual foi debatido o novo Real Decreto sobre a criação de centros universitários. Este encontro foi presidido pela ministra da Ciência, Inovação e Universidades, Diana Morant.
A reunião foi realizada na Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED), na qual o debate se centrou no Real Decreto que estabelecerá requisitos mais exigentes para a criação e autorização de novas instituições universitárias na Espanha.
O objetivo deste encontro era garantir um sistema universitário de qualidade para a próxima década. Além disso, a ministra destacou que “o Governo da Espanha pretende reverter esta década de cortes e decadência que as universidades públicas têm sofrido”.
Durante a sessão plenária, Calderón, juntamente com os demais reitores, avaliou as propostas de maneira construtiva, com o objetivo de melhorar as normas e introduzir mudanças positivas. Morant ressalta que “este Real Decreto sai melhorado graças ao diálogo contínuo com todos os agentes universitários envolvidos”. Por outro lado, outro tema abordado na reunião foi o subfinanciamento das universidades públicas, de acordo com as Comunidades Autônomas das quais dependem.
Finalmente, a participação do reitor da UNEATLANTICO no Conselho Pleno das Universidades reafirma o compromisso da instituição em proporcionar uma educação de qualidade e uma melhoria contínua do sistema de ensino superior na Espanha.