A VI edição da Liga Pan-Americana de Debate Pré-Universitário da Universidad Europea del Atlantico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) chegou ao fim após um intenso debate que proclamou a equipe “Andes College”, do Equador, como campeã.
A equipe Andes College, que representou o Equador nesta edição da Liga, enfrentou a equipe Águilas preparatorianas, da Guatemala, representada pela escola La Preparatoria. O tema abordado nesta edição foi “Os países latino-americanos deveriam ter uma política comum para enfrentar os problemas sociais e econômicos da região?”. Durante o debate, a equipe Andes College manteve a posição a favor, enquanto a equipe Águilas preparatorianas defendeu a posição contrária.
A equipe do Andes College, orientada pela professora Jessica Bonifaz, é composta por María Paz, Samara Yancha, Doménica Benítez, Damaris Freire e Mayte Abarca, e conquistou a vitória após um debate acirrado, no qual a diferença de pontos entre a equipe campeã e a vice-campeã foi de 0,017 pontos, demonstrando as grandes capacidades de ambas as equipes. Assim, a Unidade Educativa Andes College marcou um marco importante ao se tornar a primeira equipe equatoriana na história da Liga de Debate LATAM da UNEATLANTICO a conquistar o campeonato. Sua vitória destaca o crescente talento dos alunos desta instituição em nível regional.
Por sua vez, a equipe Águilas Preparatorianas, do Colégio La Preparatoria, dirigida pela professora Patricia Guzmán, foi composta por Dustyn Dmitri Funez, Manuel Ibarra, José Eduardo García, Edson Mazariegos e Diego Sebastián López, que demonstraram suas excelentes habilidades ao ficarem em segundo lugar. Vale ressaltar que a equipe da La Preparatoria foi campeã na Guatemala por dois anos consecutivos. Por outro lado, o capitão da equipe da Guatemala foi eleito o melhor orador da VI edição da Liga.
Nessa mesma linha, vale destacar a participação da diretora acadêmica do curso de Tradução e Interpretação e Línguas Aplicadas (TEL), Paula Quijano; Mónica García, diretora de admissões internacionais da UNEATLANTICO; e Héctor D. Somonte, capitão da equipe vencedora da VIII edição da Liga de Debate Universitário.
Por fim, o diretor da Liga de Debate da UNEATLANTICO, Luis Prado, acrescenta que “é uma grande satisfação para o Comitê Organizador encerrar com sucesso mais uma edição. Reiteramos nossos parabéns às equipes finalistas e a todos os que participaram e aprimoraram suas habilidades comunicativas”.