O Conselho de Administração da FIDBAN aprova o seu Plano de Ação 2025-2026 e faz um balanço de um ano de atividades bem-sucedidas com o apoio da UNEATLANTICO

30 jul 2025
O Conselho de Administração da FIDBAN aprova o seu Plano de Ação 2025-2026 e faz um balanço de um ano de atividades bem-sucedidas com o apoio da UNEATLANTICO
Pedro Perez Noriega, Diego Laínz, Rubén Calderón, Francisco Aguilera, Isabel Gómez-Barreda y Ángel Pedraja (Da esquerda para a direita).

Na última quinta-feira, 17 de julho, a sala de reuniões da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) acolheu a reunião do Conselho de Administração da Fundación Innovación y Desarrollo (Fundação Inovação e Desenvolvimento Business Angels, FIDBAN). Durante o encontro, foi aprovado o Plano de Ação da Fundação para o ano letivo 2025-2026. O diretor da FIDBAN, Diego Laínz, apresentou um resumo das atividades realizadas durante o período 2024-2025, destacando os avanços na promoção do empreendedorismo e do investimento.

O Conselho de Administração da FIDBAN, composto por instituições importantes como a UNEATLANTICO, SODERCAN, FUNIBER, o Centro de Investigação e Tecnologia Industrial da Cantábria (CITICAN), as Câmaras Municipais de Santander e Torrelavega e CEOE CEPYME, expressou a sua satisfação pelos resultados alcançados no último exercício.

Balanço do ano letivo 2024-2025: um ano de crescimento e consolidação

Durante o ano letivo 2024-2025, a FIDBAN centrou as suas prioridades no empreendedorismo, no investimento e na internacionalização, com especial enfoque no apoio ao ecossistema empresarial da Cantábria.

Na Cantábria, foram organizadas três rondas de investimento que conectaram startups inovadoras com investidores. Estas sessões, a 21.ª, realizada em outubro de 2024, a 22ª em dezembro e a 23ª em março de 2025 , realizadas na UNEATLANTICO , incluíram a apresentação de 9 projetos e contaram com «Casos de Sucesso» como Las Hermanísimas e Bambú , que partilharam as suas experiências, bem como a perspetiva de especialistas na área do Investimento como Juan Carlos Bugallo, que nos apresentou «La Cantera Capital». A vigésima quarta ronda, que estava proposta para este curso, foi reprogramada para outubro do próximo ciclo a pedido dos empreendedores que apresentarão as suas Start Ups.

Por sua vez, a expansão internacional foi uma das principais prioridades da FIDBAN, reforçando a sua presença na América Latina. Foram realizadas rondas de investidores na Guatemala (16 e 17 de outubro de 2024); Puebla, México (22 de outubro de 2024); Santiago do Chile (12 de junho de 2025); e Lima, Peru (16 de junho de 2025), dando visibilidade a projetos de alto impacto e promovendo Cantábria como destino de investimento a nível global. Além disso, foram consolidados capítulos internacionais no México, Peru e Chile, e foram realizadas missões para fortalecer alianças estratégicas na região, incluindo uma visita à Colômbia.

No âmbito da promoção do talento e da empregabilidade, a FIDBAN colaborou ativamente com a Universidade Europeia do Atlântico na organização de 7 jornadas do ciclo de empregabilidade e empreendedorismo «E agora, o que fazer?», que contaram com a participação de figuras de destaque do mundo empresarial, com o objetivo de proporcionar ao meio universitário uma visão mais clara das oportunidades após a conclusão dos estudos.

A Fundação também fortaleceu os seus laços com entidades-chave por meio de diversas colaborações e acordos. Foi assinado um acordo com a Câmara de Comércio de Espanha, a FUNIBER e a UNEATLANTICO para promover a cultura empreendedora e as relações internacionais. A FIDBAN participou ativamente em eventos como o C-Meet da CEOE-CEPYME e colaborou no evento «Investimento em Startups Tecnológicas» juntamente com a Câmara Municipal de Santander, a Câmara de Torrelavega e a ADL Torrelavega. A Fundação continuou o seu compromisso com a Associação Espanhola de Redes de Business Angels (AEBAN), participando no seu XII Congresso Anual e no Conselho de Administração. Além disso, a colaboração com o programa STARTinnova foi fundamental para capacitar jovens empreendedores e avaliar os seus projetos.

Plano de Ação 2025-2026: Impulso Contínuo ao Empreendedorismo e ao Investimento

Nesta reunião ordinária do conselho de administração da FIDBAN, foi consolidada a aprovação do Plano de Ação para o ano letivo 2025-2026, apresentado pelo Dr. Rubén Calderón, reafirmando o compromisso da FIDBAN com o impulso do ecossistema empreendedor e de investimento. Este novo plano dará continuidade às linhas estratégicas que definiram o sucesso da Fundação, buscando potencializar as oportunidades de investimento e internacionalização, bem como fortalecer o apoio ao empreendedorismo na Cantábria, em linha com os objetivos dos seus patronos.

Com as conquistas do ano anterior como base e uma sólida visão de futuro, a FIDBAN consolida-se como uma referência na conexão entre o talento empreendedor e o capital de investimento, contribuindo para o desenvolvimento económico e a criação de emprego.