A Obra Cultural da Fundação Universitária Iberoamericana e UNEATLANTICO inauguram a exposição “A Conquista do Cosmos” de Salvador Dalí em Lubango, Angola

19 ago 2025
A Obra Cultural da Fundação Universitária Iberoamericana e UNEATLANTICO inauguram a exposição “A Conquista do Cosmos” de Salvador Dalí em Lubango, Angola

Obra Cultural FUNIBER e Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), em colaboração com a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), a Embaixada da Espanha em Angola, a empresa de transportes AJS, o Instituto de Ciências da Educação de Huíla (ISCED) e com o patrocínio de ENSA Seguros de Angola, inaugurou em 13 de agosto a exposição de gravuras “A Conquista do Cosmos (La Conquista del Cosmos)“, do artista Salvador Dalí, nas instalações do ISCED em Lubango, província de Huíla. A exposição poderá ser visitada de forma gratuita até 31 de agosto.

A exposição continua sua turnê por Angola, após sua primeira parada, em 10 de julho, na Casa das Artes em Talatona, Luanda. A turnê de um ano também incluirá paradas nas províncias de Namibe, Benguela, Bié e Huambo, finalizando em Luanda.

O programa inaugural incluiu uma recepção formal, organizada pelo apresentador Sérgio Rodrigues, seguida de discursos do presidente do ISCED, Dr. Hélder Bahu, e do diretor-executivo da ENSA, a Dra. Amália Quintão. O momento cultural foi marcado por uma apresentação de fado por Afrodite, estudante do ISCED.

Representando a FUNIBER e a UNIC, o Dr. José Amaro destacou o compromisso firme e sincero da FUNIBER com Angola, especialmente no ano do 50.º aniversário da independência do país. Ressaltou o papel da UNIC como um espaço para o conhecimento e a construção do futuro, e a exposição de Dalí como uma ponte para unir as pessoas e afirmar a cultura iberófona como um espaço linguístico e cultural de relevância global.

A coleção de gravuras “A Conquista do Cosmos” consiste em onze gravuras em ponta-seca, todas assinadas e numeradas a lápis. Estão incluídos, de igual forma, dois esboços e um pôster original da exposição de 1974. Essa coleção é considerada uma das obras mais importantes da carreira de Salvador Dalí. Cada uma das obras que compõem a série representa uma imagem surrealista do cosmos, incluindo planetas, galáxias e estrelas, junto a outros elementos da imaginação de Dalí (formigas, elefantes, relógios derretidos etc.).

O próprio Dalí, nascido em Figueres (Espanha), em 1904, afirmava que a única diferença entre ele e um louco era que ele não estava louco. Utilizava seu método surrealista (método paranoico-crítico) e sua teoria do supersigno, na qual, à primeira vista, na obra aparece uma figura, mas quando se olha novamente, aparecem outras figuras absolutamente diferentes e inesperadas. Para Dalí, o universo também era uma manifestação do subconsciente, como se o cosmos não fosse mais do que uma extensão do mundo interior do ser humano. Nessa coleção, arte e ciência se entrelaçam.