UNEATLANTICO reforça sua infraestrutura com uma nova residência e complexo esportivo

10 set 2025
UNEATLANTICO reforça sua infraestrutura com uma nova residência e complexo esportivo

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) investirá 30 milhões de euros em dois novos terrenos que abrigarão uma nova residência e um complexo esportivo no Parque Científico e Tecnológico da Cantábria. O reitor, Rubén Calderón, juntamente com o conselheiro da Indústria, Eduardo Arasti, visitou os dois novos terrenos adquiridos pela universidade.

Após treze anos presente no Parque Científico e Tecnológico da Cantábria, a UNEATLANTICO reforça a sua implantação no ecossistema do conhecimento e da indústria da região com a ampliação dessas infraestruturas.

A nova residência estará localizada a apenas 100 metros do campus universitário e terá uma área construída de cerca de 11.000 metros quadrados para oferecer cerca de 240 vagas de alojamento, distribuídas em estúdios e apartamentos, com quartos individuais e duplos. Além disso, incluirá os serviços já disponíveis na atual residência da UNEATLANTICO, também localizada no campus universitário: recepção, lavanderia, salas de estudo, sala de lazer e outros espaços comuns pensados para o bem-estar dos residentes. Vale ressaltar que o início dessas obras está previsto para 2026.

Por outro lado, a UNEATLANTICO adquiriu outro terreno, onde já se encontra o seu atual complexo desportivo, para ampliar as suas instalações desportivas e as áreas adjacentes, destinadas a reforçar o seu centro de investigação CITICAN nas atividades de investigação, formação e transferência tecnológica nas áreas da saúde e do desporto. Assim, as atuais instalações esportivas contarão com quadras de tênis, padel, vôlei, pickleball e basquete 3×3, além de pistas de atletismo com fosso de salto, poliesportivo multiesportivo e um edifício que abrigará diversos serviços.

Além disso, Arasti destacou o investimento acumulado de mais de 80 milhões de euros da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) em infraestruturas e equipamentos acadêmicos, laboratórios, residências e espaços esportivos, “abrindo novas oportunidades de formação para estudantes cântabros e tornando Santander um destino universitário atraente para alunos nacionais e internacionais e a Cantábria uma das regiões espanholas com maior internacionalização entre seus alunos universitários”, conforme detalha o reitor da UNEATLANTICO.

Esta segunda residência contribuirá para ampliar a capacidade de acolhimento da universidade, bem como para “continuar oferecendo um ambiente acadêmico e residencial de qualidade a estudantes, professores e pesquisadores, o que ajudará mais membros da comunidade universitária a ter novas opções de alojamento”, e, por sua vez, a ampliação das instalações esportivas “promoverá a prática esportiva e as atividades de pesquisa relacionadas à área da saúde e do desempenho físico”, como afirmou o reitor da universidade, Rubén Calderón.

Este slideshow necessita de JavaScript.