Didier Fleury, presidente do Cluster de Sustentabilidade da Cantabria, compartilha sua experiência e trajetória profissional no âmbito do programa «E agora?» de UNEATLANTICO

08 out 2025
Didier Fleury, presidente do Cluster de Sustentabilidade da Cantabria, compartilha sua experiência e trajetória profissional no âmbito do programa «E agora?» de UNEATLANTICO

A Universidade Europeia do Atlântico(UNEATLANTICO) recebeu Didier Fleury, ex-diretor executivo da Carrefour e ex-diretor executivo da Makro, para a conferência intitulada «Como você pode trabalhar em uma multinacional?» no âmbito do programa «E agora?» , moderado por Francisco Zunzunegui, diretor de SITE UNEATLANTICO, no Salão de Actos do passado 6 de outubro em colaboração com a Fundação Inovação e Desenvolvimento  (FIDBAN), a Sociedade para o Desenvolvimento Regional da Cantabria (SODERCAN), o Centro Empresarial Universitário  (CEMU), e o CEO-CEPYME Cantabria.

A trajetória de Fleury o levou ao ambiente empresarial em um âmbito multinacional, com cargos em empresas de renome em diferentes países do setor europeu. Didier trabalhou como diretor do Carrefour por cerca de 30 anos na Itália, Grécia e Rússia e depois como diretor da empresa Makro na Alemanha, onde trabalhou por mais 10 anos. Atualmente está trabalhando na Espanha, como presidente do Cluster de Sustentabilidade da Cantabria.

A palestra começou investigando as entrevistas de emprego dentro do mundo empresarial, focando principalmente no que é que as empresas procuram em jovens recém-formados e que começam sua carreira profissional. Durante a mesma, fez uma ênfase em mencionar que o crescimento neste tipo de empresas, geralmente é progressivo.

Recomendou valorizar as oportunidades de formação, desenvolver e aproveitar as habilidades que complementam como a liderança, o trabalho em equipe, atitude positiva, boa comunicação e sobretudo, a iniciativa para continuar criando projetos e ideias próprias que nos retroalimentem. Ele ressaltou que você geralmente começa em negócios ou papéis de baixa responsabilidade, mas este será o primeiro passo para descobrir talentos, escalar profissionalmente e permitir que outros reconheçam seu potencial e apoiem seu crescimento.

Durante a palestra, Didier compartilhou sua trajetória profissional, desde seus primeiros empregos como responsável de seção e do setor alimentar até chegar a dirigir um centro e, finalmente, mudar-se para a Espanha. Com base em sua experiência, aconselhou os alunos a aprender através da prática, cercar-se de pessoas que contribuam tanto no pessoal como no trabalho e manter a serenidade diante das dificuldades. Ele também sublinhou a importância de escolher trabalhos cujos valores coincidem com os próprios. Ao terminar, respondeu às perguntas dos alunos da UNEATLANTICO sobre a indústria e a evolução dos diferentes setores, destacando a importância da antecipação.
Com o ciclo de palestras de «E agora?» a Universidade Europeia do Atlântico tem o objetivo de conectar os estudantes com experiências de diferentes profissionais, a fim de oferecer-lhes recursos essenciais que impulsionam seu crescimento pessoal e profissional, juntamente com a preparação para o futuro profissional.

Este slideshow necessita de JavaScript.