A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) recebeu pelo terceiro ano Raúl Torres, deputado do Congresso da Cidade do México, que ofereceu uma palestra aberta aos alunos de todos os graus da UNEATLANTICO, entre eles Administração de Empresas (ADE), Comunicação Audiovisual (CA), Jornalismo (PER), e Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA).
Antes da palestra, o deputado teve uma reunião com o reitor do UNEATLANTICO, Rubén Calderón, na qual abordaram temas como a globalização da sala de aula e o impacto da educação internacional no desenvolvimento profissional dos alunos.
Durante sua intervenção, Torres focou seu discurso em compartilhar sua experiência como estudante no exterior, destacando as oportunidades acadêmicas, profissionais e pessoais que surgem ao cursar estudos fora do país de origem. Destacou o valor da educação internacional que promove UNEATLANTICO, instituição que acolhe um número crescente de alunos provenientes da América Latina, África e Ásia.
Torres, que fez os seus estudos universitários nos Estados Unidos -especificamente na Universidade de Harvard, em Boston-, encorajou os jovens a tirar o máximo proveito da sua fase formativa, refletir sobre seus objetivos e procurar como contribuir com propostas inovadoras tanto em seus países de origem quanto em cenários internacionais.
Da mesma forma, compartilhou aspectos pessoais de sua trajetória, empatizando-se com os desafios enfrentados pelos estudantes internacionais: a adaptação cultural, a distância familiar, a exigência acadêmica e a solidão. Apesar desses desafios, destacou a coragem dos que decidem estudar fora de casa e o potencial transformador que cada um possui.
Para concluir, Raul Torres encorajou os participantes a continuar desenvolvendo ideias e projetos com impacto positivo, observando que as oportunidades na América Latina e outras regiões continuam crescendo. Ele também enfatizou a importância da cooperação internacional entre países como Espanha e México, e como essas alianças fortalecem o progresso mútuo.