A vice-reitora de Ordenação Académica e Professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico UNEATLANTICO) e membro do conselho directivo da Conferência Espanhola de Decanos e Decanos de Economia e Empresa (CONFEDE), a Dra. Silvia Aparicio, reuniu-se com Miguel Ángel Vázquez Taín, presidente do Conselho Geral de Economistas da Espanha (CGE), para impulsionar novas linhas de trabalho entre as faculdades de Economia e Empresa da Espanha e os colégios profissionais de economistas.
O encontro enquadra-se na vontade comum de aproximar a academia e a profissão, em consonância com o convênio de colaboração vigente entre a CONFEDE e o CGE, orientado a facilitar o intercâmbio de informações sobre promover a organização conjunta de atividades de formação e fortalecer a cooperação em estudos e relatórios de interesse comum.
Como resultado da reunião, ambas as partes concordaram em aumentar a participação de professores e pesquisadores no Registro de Economistas Docentes e Investigadores (REDI), um órgão especializado do CGE que fornece serviços de informação e formação, promove a actividade educativa e de investigação no domínio económico, defende os interesses profissionais dos professores universitários e oferece assessoria científica e técnica ao Conselho. Neste quadro, será incentivada a melhoria contínua da qualidade do ensino da economia através de iniciativas de formação permanente e organização de encontros académicos.
Além disso, será promovida entre os professores a difusão das fichas socioeconómicas elaboradas pelo CGE e será reforçada a colaboração em estudos de competências profissionais técnicas e transversais. Da mesma forma, CONFEDE e CGE intensificarão a transferência de conhecimento das Faculdades de Economia e Empresa para a sociedade, incentivando linhas de pesquisa ligadas aos desafios reais das empresas e ao impacto socioeconômico.
No âmbito do estudante, as instituições concordaram em reforçar a difusão e colaboração em bolsas de trabalho para estudantes e recém-formados, aproximando oportunidades profissionais através da rede de colégios de economistas. Além disso, serão incentivados programas de estágio externo conjuntos entre universidades e associações profissionais, com o objetivo de melhorar a empregabilidade e o desenvolvimento de competências em contextos reais.
O quadro de colaboração CONFEDE-CGE estabelece uma cooperação estável para a troca de informações acadêmicas, a divulgação dos estudos de economia e empresa, a organização de congressos, jornadas e seminários, a elaboração de relatórios e o impulso de acreditações profissionais ligadas aos planos de estudo e à formação permanente. Com estas ações, CONFEDE e o CGE -com o impulso da vice-reitora Silvia Aparicio e Vázquez Taín- avançam em uma agenda compartilhada para conectar a formação universitária com as demandas da profissão, fortalecer as comunidades acadêmicas e profissionais e melhorar a empregabilidade do estudante no âmbito da economia e da empresa.