O professor da Universidad Europea del Atlantico (Universidade Europeia do Atlântico) (UNEATLANTICO) e realizador cántabro, Nacho Solana, competirá na Seção Oficial do 22o Festival de Cinema Europeu de Sevilha com “Têm que ver”, um relato sobre a intimidade e as aparências.
O Festival de Cinema Europeu de Sevilha celebrou de 7 a 15 de novembro sua 22a edição com uma aposta inédita: pela primeira vez, o curta-metragem ocupa um lugar central em sua Seção Oficial, onde 27 obras de imagem real e animação competirão pelos principais prêmios do evento.
Entre eles está «Vocês têm que ver», o novo trabalho do professor universitário e diretor Nacho Solana, que representará o cinema espanhol junto com outras duas produções nacionais. O curta, escrito por Jordi Farga, parte de uma situação cotidiana -a visita de amigos que acabam de ter um bebê- para transformá-la em uma experiência inquietante e emocionalmente perturbadora.
Estrelado por Paula Usero, Pablo Gómez-Pando, Juan Blanco e Andrea Guasch, o filme confirma a maturidade criativa de Solana, um autor com uma sólida projeção internacional no campo do curta. Sua trajetória inclui inúmeros reconhecimentos, entre eles o Prêmio Méliès de Prata obtido no Grimmfest de Manchester.
O Festival de Sevilha reuniu este ano duas curtas-metragens andaluzes, três espanholas e outras 22 obras provenientes de países como França, Suíça, Alemanha, Sérvia ou Polônia, refletindo a diversidade e vitalidade do cinema europeu contemporâneo. Com esta ampliação da Seção Oficial, o evento busca consolidar o curta como um espaço de liberdade criativa e laboratório de novas vozes cinematográficas.
“Vocês têm que ver» competirá na categoria de Imagem Real, reforçando a presença espanhola em uma edição que reivindica o curta como formato essencial para entender o presente e o futuro do cinema europeu.
Sobre sua participação no evento, Nacho Solana destacou a importância deste reconhecimento:”Estrear em Sevilha é um começo de distribuição incrível. É o primeiro ano que este festival, referência no cinema espanhol, faz seção oficial de curtas, e poder estar nesta primeira edição nos deixa especialmente empolgados. Estamos muito gratos pela confiança que depositam no curto, e estamos ansiosos para poder compartilhar o trabalho com o público”.