Os estudantes de quarto de Jornalismo da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) receberam a visita de Adrián Lacuesta, ex-aluno da instituição e criador do meio digital ‘La Cabaña de Deportes’, um projeto esportivo independente que nasce no Twitch e que já reúne mais de cinquenta jovens colaboradores de toda a Espanha.
A sessão, apresentada pelo professor Javier Barbero, enquadra-se na disciplina de Jornalismo Especializado. Barbero ressaltou a necessidade de que os jornalistas desenvolvam também um perfil comercial: “Temos que saber vender nosso trabalho”, lembrou o aluno antes de dar passagem ao convidado.
Lacuesta, formado em Jornalismo pela UNEATLANTICO e com experiência em mídias como COPE Madrid e ESPN, compartilhou uma mensagem focada na motivação e capacidade de adaptação: “Muitas vezes você está lá e não sabe o que fazer, mas as melhores ideias nascem quando simplesmente decide começar”. Assim surgiu ‘A Cabana dos Esportes’: “Com um computador, uma webcam e de forma mesquinha”, lembrou-se entre risos.
Seu projeto, que começou como um canal da Twitch, evoluiu para uma mídia com transmissões, conversas, entrevistas e conteúdo esportivo. Eles têm correspondentes em estádios de toda a Espanha, realizam preliminares de jogos, falam com os fãs e alcançaram audiências internacionais.
Durante a sua intervenção, Lacuesta insistiu nas oportunidades que oferecem os novos formatos e as redes sociais. “Qualquer um pode ser jornalista se usar as ferramentas de forma eficaz e correta. O intrusão nem sempre é ruim; às vezes melhora a profissão”, apontou.
Também incentivou os alunos a criar seus próprios projetos enquanto cursam o curso, cuidar da marca pessoal e cercar-se de “pessoas que te fazem bem”. Compartilhou anedotas de sua passagem pelo rádio -como a chegada de Carolina Marín ao COPE depois de se lesionar o ligamento cruzado- para enfatizar a importância da constância em um ambiente exigente: “Nunca é preciso baixar a guarda. O jornalismo não te dá nada”.
Lacuesta explicou a monetização no Twitch, e como ele junto com seu companheiro profissionalizou seu projeto: elaboraram um plano de negócios baseado nas “3F”: family, friends and fools, a rede mais próxima que impulsiona os primeiros passos de uma ideia.
Ele também lembrou como um “raid” (função que permite a um streamer enviar automaticamente toda sua audiência para outro canal ao vivo quando termina sua transmissão) do jornalista Siro López levou centenas de espectadores para seu canal, um exemplo da importância do networking. “Fale com todo mundo. às vezes a oportunidade aparece porque você soube estar lá”, afirmou.
Para encerrar, Lacuesta incentivou os alunos a aproveitar as novas opções oferecidas pelo ecossistema digital, desde o marketing esportivo até a criação de conteúdo multiformato. “Se você faz o que lhe apaixona, o trabalho deixa de ser trabalho”, disse. E acrescentou um conselho que marcou o tom da sua visita: “Ninguém virá para te salvar. Constância e paciência são fundamentais”.