O júri concede o prêmio da Cátedra de Inovação da Indústria Alimentar à empresa AgroCantabria

19 nov 2025
O júri concede o prêmio da Cátedra de Inovação da Indústria Alimentar à empresa AgroCantabria

O júri da terceira edição do prêmio da Cátedra de Inovação da Indústria Alimentar UNEATLANTICO-Banco Santander concedeu o prêmio este ano à empresa AgroCantabria, a principal agropecuária da região.

AgroCantabria nasceu como uma soma de diferentes entidades do setor que decidiram unir-se com o objetivo de ganhar força em um campo cada vez mais competitivo. Um dos principais avanços da empresa tem sido sua fábrica de rações em que eles são capazes de formular alimentos personalizados para cada fazenda e adaptar as dietas dos animais de acordo com suas necessidades.

Por outro lado, destaca-se a recente colaboração com Ampros para a elaboração de pratos preparados a partir da Carne de Cantabria com IPG, o que supõe um exemplo de grande inovação social e diversificação de produtos. Além disso, introduziram novas tecnologias no setor pecuário com o objetivo de modernizar a produção de carne e leite.

As várias inovações e modernizações que a AgroCantabria vem desenvolvendo há anos é o que levou a empresa a ganhar o prêmio da Cátedra de Inovação da Indústria Alimentar UNEATLANTICO-Banco Santander.

Os membros do júri que se reuniram no campus da Universidad Europea del Atlántico foram Roberto Garcia e Rebeca Gomez, representantes do Banco Santander; Emilio Casuso, diretor da Cátedra de Inovação da Indústria Alimentar e diretor acadêmico do grau em Engenharia das Indústrias Agropecuárias e Alimentícias (IIAA) da UNEATLANTICO; José Luis Pérez, diretor Cantabria na Mesa do Jornal Montañés; Javier Puente, diretor-geral de Inovação Desenvolvimento Tecnológico e Empreendedorismo Industrial do Governo da Cantabria; Paulino San Emeterio, diretor-geral de Pesca e Alimentação; Pachi Aguilera, diretor-geral de CEOEO; Iñaki Elio, diretor do grau em Nutrição Humana e Dietética (NHD) de UNEATLANTICO; Marina Pelayo, coordenadora do grau em Gastronomia (GASTRO); Javier Hernández, presidente da Academia Cántabra de Gastronomia; Francisco Zunzunegui, diretor SITE UNEATLANTICO; Mar Pacheco, diretora de CITICAN; Jesús Peña, secretário geral de UNEATLANTICO e finalmente, Rubén Calderón, reitor da Universidade Europeia do Atlântico.