O presidente da Câmara Municipal de Astillero visita a UNEATLANTICO para reforçar a colaboração institucional

20 nov 2025
O presidente da Câmara Municipal de Astillero visita a UNEATLANTICO para reforçar a colaboração institucional

O presidente da Câmara Municipal de Astillero, Javier Fernández Soberón, realizou uma visita institucional à Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), onde foi recebido pelo reitor Rubén Calderón com o objetivo de estreitar laços, conhecer em primeira mão as instalações do campus e propor novas formas de colaboração entre ambas as instituições.


Durante o encontro, foram mostradas ao presidente da câmara as principais áreas do campus, incluindo laboratórios, estúdios multimédia e espaços docentes, numa visita que permitiu abordar novas opções de cooperação, especialmente em relação à ampliação do acordo existente relacionado com estágios universitários na Câmara Municipal de Astillero.

A visita incluiu uma entrevista realizada no programa da UNEATLANTICO Radio, pela aluna do quarto ano do curso de Jornalismo (PER), Paula Díaz-Velarde, na qual Soberón conversou sobre o presente e o futuro do município, bem como a importância de fortalecer os laços com o ensino superior.

Durante a conversa, o presidente da câmara descreveu Astillero como um município «muito vivo», com cerca de 20 000 habitantes e um equilíbrio entre zonas urbanas, espaços naturais — como as marismas ou o Parque da Cantábrica — e indústria, destacando a presença de empresas emblemáticas como a Astander.

Soberón lembrou também os seus inícios na presidência da câmara em 2019, quando governava com apenas cinco vereadores e uma equipa muito jovem. Contrastou essa fase com a situação atual, em que governa com 15 dos 17 vereadores, o que — explicou — permite impulsionar projetos que antes ficavam bloqueados. Entre eles, destacou a reabilitação e reabertura da Ponte dos Ingleses, um símbolo do município.

Na entrevista, o vereador sublinhou a boa relação entre a Câmara Municipal e a UNEATLANTICO, recordando o acordo que permite aos estudantes realizar estágios em instalações municipais. Salientou ainda o papel fundamental que o ensino superior tem para o tecido laboral da região, especialmente num município onde 7.000 pessoas trabalham diariamente no polígono industrial.

O presidente da câmara expressou a sua visão para Astillero nos próximos anos: um município «mais verde, mais acolhedor e mais acessível», onde o foco está em melhorar o dia a dia dos vizinhos, mais do que em grandes infraestruturas. Enfatizou que a participação cidadã será fundamental para definir os próximos passos: «Os grandes projetos serão aqueles que os nossos vizinhos nos forem indicando».

Por fim, Soberón enviou uma mensagem aos alunos do segundo ano do ensino secundário que enfrentam decisões académicas importantes: encorajou-os a informar-se bem, a ouvir as experiências de outros alunos e a conhecer a ampla oferta formativa da Cantábria, destacando o papel da UNEATLANTICO como referência.

A visita terminou com um agradecimento do presidente da Câmara e um convite para que a rádio universitária realize uma futura emissão a partir de Astillero.

astillerogaleria