Elder Bol, da Guatemala, é egresso da graduação em Engenharia da Computação da Universidad Europea del Atlántico e atual aluno do Mestrado em Direção Estratégica em Tecnologias da Informação. Além disso, ele é bolsista na área de ciências da computação.
Em 2017, Elder Bol, iniciou uma nova etapa em Santander, longe de sua cidade natal, Cobán. Assim, do Escritório de Comunicação da Universidade, tivemos a oportunidade de entrevistar o estudante para nos contar sua história e a nova vida que começou na UNEATLANTICO.
Antes de tudo, por que você decidiu estudar na Espanha e como surgiu a oportunidade de estudar na UNEATLANTICO?
Graças à Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER), conheci esta Universidade e tive a oportunidade de solicitar uma bolsa de estudos para iniciar meus estudos de graduação aqui.
Sempre quis estudar fora de meu país e a Europa me chamava muito a atenção.
Meus pais são agricultores e queriam que eu me dedicasse a este setor no futuro, na verdade, minha educação e preparação sempre se baseou nisso. Assim, após terminar a escola primária, fui para um colégio interno orientado para a agronomia, onde trabalhamos o dia todo.
Até meu último ano do ensino médio eu não sabia o que era um computador e um professor nos dava aulas de digitação no computador. Para mim, era como uma televisão onde se podia escrever e depois disso me interessei e comecei a praticar por conta própria em cybercafés, já que não tinha PC e eram muito caros.
Contar aos meus pais sobre minha intenção de estudar engenharia informática aqui foi um pouco complicado, mas eles finalmente me apoiaram.
Neste sentido, como você avaliaria sua experiência na UNEATLANTICO?
Sempre digo a todos que me perguntam que tanto esta Universidade quanto as bolsas de estudo oferecidas através da Funiber literalmente dão uma nova vida.
De um dia para o outro, você pode ver um mundo diferente e uma atmosfera diferente em termos de cultura, segurança, limpeza da cidade, ordem, etc.
Além disso, estou muito orgulhoso de fazer parte da UNEATLANTICO, porque eles me ensinaram muitas coisas, entre elas, como me desenvolver em um ambiente de trabalho real. Tive os melhores professores, que me ensinaram todas as bases. E outra coisa que a Universidade oferece é a chance de compartilhar a mesma paixão com outras pessoas.
Finalmente, quais são seus planos para o futuro?
Gostaria de ficar na Espanha, a verdade é que aqui há muitas oportunidades de trabalho e isso é uma vantagem. Por exemplo, através de plataformas como o LinkedIn, você recebe muitas ofertas de trabalho. Portanto, se a Espanha me der as oportunidades, pretendo aproveitá-las para mim e para minha família.