Rubén Calderón, reitor da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) participa da cerimônia da primeira pá do Centro Gastronômico na Universidad de la Romana (Universidade de La Romana, UNIROMANA).
A Universidade de La Romana (UNIROMANA) celebrou a cerimónia inaugural «el primer picazo» com a presença de vários representantes, incluindo o diretor da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER) e o vice-reitor de Relações Internacionais da UNEATLANTICO, Roberto Ruiz.
Trata-se de uma construção de uma infraestrutura de 2.400 metros quadrados em dois andares. Incluirá armazéns, salas de preparação a frio, padaria, oficina e confeitaria, bem como auditório e cozinhas. Também contará com cafeteria e restaurante.
Inspirado no modelo das renomadas escolas de hotelaria do País Basco (Espanha), o Centro Gastronômico Internacional aspira se tornar o primeiro desse tipo no Caribe. Além disso, proporcionará a oportunidade de obter uma dupla titulação entre a UNEATLANTICO e a UNIROMANA, fortalecendo a mobilidade acadêmica internacional e ampliando as oportunidades profissionais dos futuros graduados dentro e fora da República Dominicana.
Com o início desta obra, cuja inauguração está prevista para o próximo ano, a UNEATLANTICO e a FUNIBER reafirmam sua missão de potenciar o trabalho universitário, vincular a formação acadêmica aos setores produtivos e preparar profissionais com os mais altos padrões educacionais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento econômico e social da República Dominicana e de todo o espaço ibero-falante.