UNEATLANTICO Rádio no Parlamento Europeu

28 fev 2018
UNEATLANTICO Rádio no Parlamento Europeu

Estudantes de 18 emissoras espanholas vão entrevistar sete parlamentares da europa em um programa de rádio sobre a realidade europeia

A rádio da Universidad Europea del Atlántico participa juntamente com outras 17 emissoras da Associação de Rádios Universitárias (ARU) no seminário de Jornalismo que organiza o Oficina de Informação da Espanha no Parlamento Europeu. O aluno da graduação em Comunicação Audiovisual, Mario del Barrio, representa a UNEATLANTICO Rádio nesta experiência que está acontecendo hoje e amanhã em Bruxelas.

O curso inclui um workshop em que os estudantes vão entrevistar sete deputados europeus de diferentes partidos políticos e gravarão dois programas de rádio na Vox Box do Parlamento Europeu. Estes espaços radiofônicos, com nome «Euroconexão», terão uma duração de uma hora cada um deles e permitirão aos jovens aproximar-se da realidade da União Europeia e conhecer os principais projetos nos quais se encontram trabalhando os parlamentares europeus espanhóis.

Além disso, os membros da ARU visitarão o semicírculo e vão assistir à abertura da sessão plenária do Parlamento Europeu. O programa também inclui exposições sobre os serviços de imprensa do Europarlamento, o Parlamento como fonte informativa em constante evolução ou a preparação das próximas eleições europeias. Por último, está prevista a visita à Casa da História Europeia e ao Parlamentarium.

A Associação de Rádios Universitárias da Espanha (ARU) é a primeira associação que agrupa a profissionais que desenvolvem sua atividade em 26 rádios universitárias espanholas com o objetivo de potencializar a cooperação e interação entre tanto no assessoramento mútuo, como no desenvolvimento da coprodução de programas educativos e formativos, assim como de novos formatos radiofônicos.

Esta entidade foi fundada em novembro de 2011 na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense, e desde seus inícios promoveu a radiodifusão universitária como ferramenta formativa, e de conexão da instituição com a cidadania.