UNEATLANTICO promove relações com a China

09 Maio 2018
UNEATLANTICO promove relações com a China

O secretário-geral da Universidad Europea del Atlántico, Roberto Ruiz, visitou recentemente a República Popular da China, onde realizou reuniões de trabalho com funcionários de diferentes universidades e instituições do país.

Destacam-se as visitas à Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, à Guangzhou Sport University, à Universidade de Estudos Internacionais de Xi’an ou à Guangzhou Foreign Language School.

Também à Guangzhou Internacional Economics College e ao Ministério da Educação da Embaixada da Espanha na China.

Durante sua estada em Pequim, Roberto Ruíz foi à sede do Instituto Confúcio onde teve a oportunidade de falar com a responsável pela sede do Escritório dos Institutos Confúcio, da Espanha, Wei Jing.

Em Pequim, ele também visitou a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (UEEP), uma instituição diretamente dependente do Ministério de Educação da China e considerada uma das melhores universidades do país.

Esta instituição acadêmica tem uma grande reputação em idiomas e uma faculdade de espanhol de muito prestígio. Durante os últimos 74 anos de sua história, mais de 90.000 estudantes se formaram na UEEP.

A Universidade forma profissionais qualificados em habilidades linguísticas que trabalharão como diplomatas, tradutores ou intérpretes, empresários, jornalistas, advogados, banqueiros, entre outros. Por exemplo, entre os graduados da UEEP, que trabalham ou trabalharam no Ministério de Relações Exteriores da China, existem mais de 400 embaixadores e mais de 1.000 cônsules. Portanto, a UEEP é conhecida como o “berço dos diplomatas”.

Roberto Ruíz reuniu-se com o reitor da Faculdade de Filologia Hispânica e Portuguesa, doutor Liu Jian. As conversas giraram em torno de temas de interesse comum para ambas as instituições, explorando algumas vias de colaboração.

O secretário-geral da Universidad Europea del Atlántico também teve a oportunidade de viajar para a cidade de Guangzhou, onde visitou a Guangzhou Sport University, Guangzhou Foreign Language School e Guangzhou Internacional Economics College.

Em todas, o secretário-geral aproveitou a oportunidade para reunir-se com seus respectivos reitores e, por fim, ele assinou um acordo de colaboração com o presidente da Universidade de Estudos Internacionais de Xi’an.

A Universidad Europea del Atlántico já tem numerosos acordos bilaterais com instituições educacionais do país asiático e, atualmente, existem vários estudantes desta nacionalidade que estudam sua graduação completa em Santander.

Essa foi a segunda viagem de Roberto Ruiz à República Popular da China como representante da UNEATLANTICO, a anterior ocorreu foi há um ano, e naquela época já mostrava o crescente interesse que o espanhol desperta na Ásia.

De fato, disse ele: “esta é a nona língua mais exigida na China e a terceira na Coreia do Sul”. Ele também comentou que os governos estão promovendo medidas para incentivar a internacionalização dos estudantes.