Doutores Parada e Herrero publicam artigo sobre a desregulação emocional entre a ira e a agressividade em motoristas

13 Maio 2021
Doutores Parada e Herrero publicam artigo sobre a desregulação emocional entre a ira e a agressividade em motoristas

A Dra. Pamela Parada e o Dr. David Herrero, professores do curso de Psicologia da Universidad Europea del Atlántico publicaram um artigo científico na Science Direct, no qual estudam a desregulação emocional entre a raiva e a agressividade nos motoristas, através de uma amostra colhida na Espanha.

O artigo é intitulado“The mediation effect of emotion dysregulation in the relationship between anger and aggression on the road in a sample of Spanish drivers” (“O efeito mediador da desregulação emocional na relação entre a ira e a agressividade na estrada em uma amostra de motoristas espanhois”).

No estudo acima mencionado, foi analisado o papel da regulação emocional na capacidade de controlar o comportamento agressivo, uma vez que os sentimentos de raiva são vividos no contexto da condução. Em outras palavras, geralmente assume-se que a raiva como emoção leva automaticamente a comportamentos agressivos, em maior ou menor grau e incluindo vários comportamentos, tais como declarações irônicas ou sarcásticas, lamentos verbais, insultos, ameaças, etc.

Entretanto, a hipótese da qual Pamela Parada e David Herrero partiram foi que, se uma pessoa possuísse altas habilidades de autorregulação seria capaz de suprimir a expressão comportamental agressiva, mesmo que experimentasse um alto nível de raiva. Os resultados confirmaram esta hipótese, o que nos permite estabelecer novos horizontes em termos de prevenção e intervenção para reduzir o comportamento agressivo dos motoristas que são altamente propensos a experimentar a raiva no ambiente de direção, através de terapias focadas na melhoria das habilidades de autorregulação comportamental.

O artigo dos dois professores da Universidad Europea del Atlántico está incluído no volume 79, correspondente ao mês atual de maio de 2021, na seção Transportation Research: Traffic Psychology and Behaviour, e pode ser lido ou baixado no link a seguir:

https://authors.elsevier.com/a/1d1CV4tTwCn639