UNEATLANTICO encerra com orgulho as cinco cerimônias de formatura com as quais se despediu dos alunos da turma de 2021-2022

27 jun 2022
UNEATLANTICO encerra com orgulho as cinco cerimônias de formatura com as quais se despediu dos alunos da turma de 2021-2022
Ao longo de sexta e sábado, quase quinhentos alunos, acompanhados de seus professores e familiares, formaram-se no auditório do campus

A cerimônia de formatura correspondente aos cursos de Administração e Gestão de Empresas, Engenharia Informática, Nutrição Humana e Dietética, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Gestão Industrial e Engenharia das Indústrias Agrárias e Alimentares abriu na manhã de sexta-feira os eventos com os quais quase meio mil estudantes e mil e quinhentos membros da família celebraram o final de seus estudos na Universidad Europea del Atlántico.

A primeira cerimônia começou com algumas palavras do Vice-Reitor de Organização Acadêmica e Pessoal Docente, Dra. Silvia Aparicio, que agradeceu à instituição pela confiança depositada e sublinhou a dupla dicotomia que agora se abre para os novos profissionais. “Por um lado, segurança versus incerteza. Em um extremo, há a máxima segurança, em que a vida é confortável e você pode até achá-la chata, e no outro, a incerteza, que é o que nos faz sentir vivos, e isto nunca termina. Eu recomendo manter um pouco de incerteza. Por outro lado, importância versus conexão. Teremos que lutar com nosso ego, nossos recursos e conhecimentos, para combiná-los com nossa conexão com os outros: nossas capacidades, nossa capacidade de compartilhar, de acompanhar, de negociar, etc.” Edith Morales, graduada em Engenharia de Organização Industrial na Guatemala, lembrou em nome dos próprios estudantes algumas anedotas que aconteceram durante os quatro anos de seus estudos e disse que “hoje o mundo é nosso, vamos a ele!

Por sua vez, o patrono da turma de graduação, Ezequiel San Emeterio Huidobro, presidente do Colégio de Engenheiros Civis de Cantábria, dirigiu-se ao público para transmitir que “o objetivo destes novos profissionais é agora contribuir com valor para a sociedade. Todas as profissões estão inter-relacionadas de uma forma ou de outra, e suas qualificações são necessárias para que nossa sociedade avance. A sociedade melhora quando os profissionais trabalham em uníssono”. Santo Emeterio comentou que “você sabe muito mais do que pensa; no mundo do trabalho muitas vezes eles vão te dizer o que você tem que fazer, mas outras vezes você terá que procurar sua vida e será então que você perceberá que tem aquele conhecimento que você achava que não tinha”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Educação Primária, Línguas Aplicadas e Tradução e Interpretação

A segunda cerimônia foi a das notas em Educação primária, Idiomas aplicados y Tradução e Interpretaçãov além do Mestrado em Formação de Professores. Este ato foi aberto pela Dra. Araceli Alonso, que destacou que “todos esses diplomas são privilégios”; “valorize-os com amor”, encorajou-os. O Dr. Alonso apontou a vocação “de educar e não apenas informar, o que esconde o sentido de moldagem”, daqueles que estudaram Educação Primária; a importância das palavras para aqueles em Línguas Aplicadas “para mergulhar nessas leis – lembrando os ensinamentos do acadêmico Ignacio Bosque – que explicam porque cada palavra vai para onde vai, significa o que significa e combinado com outras nos ajudam a dizer o que queremos dizer”. Finalmente, ele destacou o trabalho dos tradutores “para construir pontes entre duas margens”. A estudante Marta Díez, que representou seus colegas estudantes, comentou sobre os “primeiros passos que demos nesta Universidade e agora nos damos conta da rapidez com que foram dados”. O patrocinador, Professor Emérito Francisco Adolfo Marcos Marín, enfatizou que os graduados “deixarão de colocar em primeiro lugar o que os outros escreveram ou pensaram e terão que avançar com seu próprio trabalho e seus próprios conhecimentos”.

 

Comunicação

A cerimônia de graduação dos estudantes de comunicação aconteceu no sábado pela manhã e foi aberta pelo reitor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Dr. Federico Fernández, que expressou sua satisfação pela “a Universidade ter conseguido se tornar um lugar de entendimento intercultural”. Ele também explicou que “tentamos fazer você adquirir conhecimentos, habilidades e técnicas, mas queríamos criar as atitudes e hábitos necessários para enfrentar o mundo com suas próprias armas”. Laura Gandarillas, uma estudante de pós-graduação em Publicidade e Relações Públicas, falando em nome de seus colegas de classe, disse que “os anos passaram e temos crescido juntos ano após ano e temos conseguido perceber que a Universidade não é apenas o que é ensinado dentro destas quatro paredes, mas as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia”. A madrinha, Olga Agüero, reitora da Faculdade de Jornalistas de Cantábria, encorajou a “lembrar bem este dia, porque não se pode imaginar com que emoção e nostalgia você se lembrará dele nos anos vindouros”.

 

Psicologia

A cerimônia dos graduados em Psicologia e aqueles que completaram o Mestrado em Psicologia da Saúde em Geral começou com algumas palavras do diretor acadêmico, Dr. Juan Luis Martín, que se dirigiu aos presentes para lembrá-los de que “alguns anos se passaram desde que os recebemos em nossas salas de aula. Talvez você tenha a sensação de que é necessário aprender mais. Mostramos a vocês diferentes abordagens, teorias e metodologias científicas, e esperamos tê-lo feito a partir de uma perspectiva de diálogo e respeito. Obrigado por confiar em nós; treinar pessoas é uma grande responsabilidade e também uma grande fonte de orgulho. O aluno do Mestrado, Marcelo Gremián , representou seus colegas e confessou que “esta casa, esta Universidade que tanto amo, nos uniu por quatro anos” e agradeceu o trabalho dos professores “a quem demos um mestrado em paciência”. A madrinha da classe graduada, Ángela Carrera, ofereceu uma série de dicas para os recém-formados. “Primeiro, viva; não seja perfeito, reconheça os erros. Em segundo lugar, tenha cuidado; somos treinados para oferecer ajuda, mas não para recebê-la. E terceiro conselho: celebrem juntos rituais de pacto humano e comunicação; não esquecer nenhuma data de celebração.

 

Esportes

O quinto e último evento reuniu os graduados em Atividade Física e Ciências do Esporte e foi aberto pelo Dr. Carlos Lago, que disse que “alguns de vocês podem se perguntar se estão prontos para trabalhar; mas não se enganem, vocês estão mais do que prontos com todo o treinamento que receberam nos mais de quarenta assuntos que estudaram”. Brandon Hoyos falou em nome dos estudantes e disse que “agora que nossos pais estão olhando para nós com nossos certificados de graduação em suas mãos, eles verão um dos maiores sonhos de suas vidas se tornar realidade: dar a seus filhos uma educação de qualidade. Não consigo imaginar o orgulho que eles devem estar sentindo neste momento”. O patrono da turma de formandos, Mario Iglesias, parabenizou os formandos em nome do Governo de Cantábria e sugeriu “não ter medo quando se trata de tomar decisões, todos nós já estivemos lá. Você tem uma vida pela frente, desfrute-a, aproveite-a ao máximo e contribua para uma sociedade melhor”.

Todos os eventos foram encerrados com um discurso do reitor, Rubén Calderón, que disse que “quando você é questionado sobre o bem que lhe fez ir para a universidade, os fatos mostram que estudar é melhor do que não estudar em absoluto. As chances de conseguir um emprego são melhores e as chances de ganhar uma renda maior são melhores. Seja cauteloso, mas cedo ou tarde seu tempo chegará, mas não espere em casa, você tem que sair e procurar por ele. Ele também lembrou “o dia em que as portas da Universidade se abriram na sua frente, não perca essa ilusão porque você vai precisar dela em muitos momentos”. Finalmente, ele os convidou para “celebrar o dia e compartilhá-lo com suas famílias.

Um total de exatamente quatrocentos e sessenta e cinco alunos participaram de cinco cerimônias, embora este não seja o número total de alunos que completaram seus bacharelados e mestrados no ano acadêmico de 2021-2022, pois alguns deles, tendo completado seus exames finais e obtido os créditos necessários, já retornaram aos seus países de origem. De qualquer forma, entre os formados havia quarenta e sete estudantes internacionais, sendo a Guatemala o país mais representado, com um total de doze, enquanto há onze salvadorenhos, cinco mexicanos, três hondurenhos, dois argentinos e costarriquenhos, dominicanos, etc.. Outros alunos da Alemanha, Bélgica, Itália, Brasil, Bulgária, Colômbia e Peru também receberão seus diplomas, os demais eram da Cantábria ou de outras comunidades espanholas.