Reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, participa da inauguração oficial do ano universitário na presença do Rei Felipe VI

27 set 2023
Reitor da UNEATLANTICO, Rubén Calderón, participa da inauguração oficial do ano universitário na presença do Rei Felipe VI
O Rei Felipe VI (à direita), cumprimentando o reitor da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Rubén Calderón.

O Reitor da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), Rubén Calderón, participou de um evento que contou com a ilustre presença de Sua Majestade o Rei Felipe VI e que reuniu colegas de universidades de toda a Espanha.

O Paraninfo da Universidad de Cantabria foi o local escolhido para a cerimônia de inauguração oficial do ano universitário espanhol de 2023-2024. O evento contou com a presença de Sua Majestade, o Rei Felipe VI, que presidiu o evento e fez um discurso no qual enfatizou a “importância vital” do conhecimento, da capacidade e do compromisso, pedindo sua promoção e preservação em todas as instituições educacionais da Espanha.

Durante seu discurso, o Rei enfatizou o papel fundamental das universidades em tempos de mudanças constantes, destacando sua admirável capacidade de adaptação, que ficou particularmente evidente durante a pandemia. “Essa demonstração continua a destacar a vocação e a capacidade de serviço de nossas universidades, que devem continuar a funcionar como motores da sociedade do conhecimento e impulsionar o progresso em todas as áreas possíveis”, disse o monarca.

Além disso, Felipe VI enfatizou que a contribuição das universidades vai além da mera transferência de conhecimento, pois elas também promovem valores essenciais para a convivência social e o desenvolvimento da capacidade crítica. Com essas palavras, Sua Majestade declarou aberto o ano universitário de 2023-2024.

O evento reuniu um público distinto que incluiu representantes políticos, entre eles a presidente da Cantábria, María José Sáenz de Buruaga, que expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da família real à região, e o ministro interino das universidades, Joan Subirats. Além disso, a cerimônia reuniu 28 reitores de universidades de toda a Espanha, consolidando assim a importância e o compromisso da comunidade acadêmica com o avanço da educação e o desenvolvimento da sociedade espanhola.

Antes de entrar no Paraninfo, que contou com a presença de membros da comunidade universitária e representantes da sociedade em geral, Sua Majestade o Rei Felipe VI cumprimentou os 28 reitores das universidades espanholas presentes nessa ocasião solene. Durante essa reunião, o Reitor da Universidad Europea del Atlántico, Rubén Calderón, compartilhou um breve, mas significativo, intercâmbio com o monarca.