UNEATLANTICO celebra Erasmus Days com mural destacando as atividades da instituição

03 nov 2023
UNEATLANTICO celebra Erasmus Days com mural destacando as atividades da instituição

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europea del Atlántico, UNEATLANTICO) organizou uma atividade para comemorar o Erasmus Days uma iniciativa que celebra a mobilidade europeia e os sucessos do programa Erasmus+, que este ano foi realizado entre 9 e 14 de outubro.

A atividade, realizada em colaboração com o Escritório de Relações Internacionais (“Oficina de Relaciones Internacionales”, em espanhol, ORI) da universidade, foi canalizada por meio da criação de um mural que deu voz a diferentes perfis da universidade que colaboram ativamente com as iniciativas do Erasmus Plus: de estudantes internacionais a professores que participam de projetos de pesquisa da instituição.

O mural também deu visibilidade ao trabalho de diferentes equipes da universidade, como o Serviço de Suporte a Idiomas (SAPLI) e a equipe de Presença na Web. “Foi uma jornada emocionante e gratificante e estamos orgulhosos do que conquistamos juntos como equipe. Ainda estamos trabalhando nisso”, disseram os membros da equipe responsável pelo desenvolvimento dos sites do projeto Erasmus Plus.

Atualmente, a universidade está liderando o projeto DigitalTA, que visa aprimorar a formação prática de estudantes e jovens professores nos países da União Europeia, reduzindo o desgaste profissional no ponto de transição entre aprender a ensinar e ensinar a aprender. Uma vez desenvolvida, a plataforma permitirá que os professores em serviço e em formação compartilhem seus desafios, reflitam sobre suas práticas de ensino, acessem tutoriais, explorem estudos de caso e participem de uma comunidade de aprendizado vibrante.

A UNEATLANTICO também coordena o projeto E+DIETing_LAB (2022-2025), que visa aprimorar a formação prática em educação alimentar e promover uma abordagem de aprendizado comunitário/serviço relacionada à nutrição e hábitos saudáveis como uma responsabilidade social da universidade. Os parceiros do projeto estão prestes a iniciar o teste piloto do primeiro resultado, um paciente virtual em que o aluno precisa saber a patologia e os problemas dietéticos e nutricionais do paciente. A mesma ferramenta será útil para os nutricionistas que desejam aprimorar suas habilidades.

A participação em estadias de pesquisa no âmbito de um programa Erasmus provou ser uma experiência profundamente enriquecedora para os professores. Paula Quijano Peña, coordenadora acadêmica dos cursos de Tradução e Interpretação e Línguas Aplicadas da UNEATLANTICO, foi à Polônia este ano para ministrar aulas na Universidade Jan Kochanowski (UJK), em Kielce: “Adoro ensinar e traduzir, e poder combinar mesmo em outro país é uma experiência muito gratificante”.

Essa dedicação à internacionalização não só beneficia a universidade, mas também enriquece a educação dos alunos em todo o mundo, pois o conhecimento é compartilhado entre fronteiras e culturas.

O objetivo do Erasmus Days é destacar a rica diversidade cultural da Europa e as muitas oportunidades de aprendizado que ela oferece. Eles também oferecem uma oportunidade única de organizar eventos, compartilhar experiências pessoais e promover projetos relacionados a esse programa.