Sofía Gómez, aluna do curso de Administração e Direção de Empresas, apresenta o grupo de voluntários da UNEATLANTICO

14 nov 2023
Sofía Gómez, aluna do curso de Administração e Direção de Empresas, apresenta o grupo de voluntários da UNEATLANTICO

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), por meio da Oficina de Cooperación y Acción Social (OCAS), criou mais uma vez o grupo de voluntários da Universidade, coordenado pelo aluno do quarto ano do curso de Administração e Direção de Empresas (ADE), Sofía Gómez Pino.

Sofia está envolvida no grupo de voluntários da UNEATLANTICO desde que cursava seu segundo ano. Segundo ela, o que a motivou a participar dessa atividade solidária foi o fato de se sentir mais envolvida com a universidade: “O grupo de voluntariado me permitiu conhecer pessoas de outros cursos, pois trabalhamos para ajudar em diferentes atividades”.

Por outro lado, comentou que sua função como gestora envolve liderança e coordenação. Também é responsável pelo recrutamento de novos voluntários e por garantir o desenvolvimento eficaz das iniciativas realizadas.

Como e por que participar do grupo de voluntários?

O procedimento a ser seguido para fazer parte do grupo consiste em entrar em contato diretamente com as alunas Sofía Gómez ou Arianna Ursic, alunas do curso de Publicidade e Relações Públicas (PRP) e que será a próxima coordenadora. A partir daí, são adicionados a um grupo privado em que são divulgadas as diferentes oportunidades disponíveis, bem como as etapas necessárias para cada projeto. Também é possível receber mais informações por meio da Oficina de Cooperación y Acción Social (OCAS).

Quanto aos motivos para participar, Sofia enfatizou que os benefícios do voluntariado são muitos. “Em termos de desenvolvimento pessoal, essa experiência permite que você adquira empatia, aprimore suas habilidades de trabalho em equipe e desenvolva um senso de responsabilidade social”. Acrescentou que isso também tem um impacto na vida profissional, pois “pode ajudá-lo a adquirir experiência relevante para sua futura carreira”. Há muitas atividades que podem ser relacionadas aos seus estudos e servir como estágio. Da mesma forma, na área acadêmica é recompensado com a validação de horas de voluntariado com no máximo 2 créditos.

O grupo de voluntários da UNEATLÂNTICO participou de uma série de atividades e projetos. Como Sofía mencionou, alguns exemplos incluem a coleta de lixo nas praias, a participação em corridas beneficentes, a colaboração com o banco de alimentos, entre outros.

Perspectiva pessoal

Por meio de sua experiência como voluntária, Sofia acredita que adquiriu “soft skills” e competências que são muito aplicáveis em sua área, que é Administração e Direção de Empresas. “Isso me ajudou a aprimorar minhas habilidades de escuta ativa, resolução de conflitos e gestão do tempo, o que me ajuda a trabalhar de forma eficaz com as pessoas e a entender suas necessidades”.

Por fim, seu conselho para todos os alunos que estão pensando em se voluntariar é que se envolvam! “O voluntariado é uma experiência muito bonita, que nos faz refletir e é muito gratificante, mesmo que você ache que não terá tempo para se dedicar a ele, por menor que seja, é melhor do que nada e fará com que você se sinta muito bem.