Alba Tapia, professora especialista em audição e fala, dá uma palestra na UNEATLANTICO sobre os fundamentos da educação especial

23 nov 2023
Alba Tapia, professora especialista em audição e fala, dá uma palestra na UNEATLANTICO sobre os fundamentos da educação especial

Alba Tapia, profissional da Equipe de Orientação do CEIP María Sanz de Sautuola de Santander, compartilhou sua experiência e conhecimento com os alunos do Mestrado em Formação de Professores para Educação Secundária Obrigatória e Bacharelado, Educação e Formação Profissional e Ensino de Idiomas da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), a quem  ofereceu uma perspectiva valiosa no módulo Fundamentos da Educação Especial: Processos de atenção à diversidade.

Alba Tapia, mestre em Educação Especial, que apresentou um trabalho explorando a conexão entre dislexia, leitura e TDAH, propondo intervenções significativas nessa área, fez uma apresentação que abordou questões cruciais relacionadas à educação especial, com foco nos processos de atenção à diversidade.

O formato da palestra foi concebido como uma mesa redonda, na qual Alba respondeu a perguntas e compartilhou sua experiência prática na gestão da diversidade em um centro educacional. O objetivo, de acordo com o professor Oliver Ramos, não era apenas oferecer uma perspectiva teórica e jurídica, mas também uma visão prática e enriquecedora do campo. “O envolvimento de profissionais em nossas aulas não apenas enriquece a experiência dos alunos de mestrado, mas também cria um ambiente propício à reflexão e ao debate sobre a aplicação prática de conceitos teóricos no contexto educacional real”, disse.

Com uma carreira profissional que abrange três estágios educacionais diferentes, desde o jardim de infância até o ensino médio, Alba Tapia deixou sua marca no ensino, primeiro na educação subsidiada pelo estado e agora nas escolas públicas. Sua experiência se reflete não apenas na sala de aula, mas também no campo da orientação, gerenciando a atenção à diversidade em seu trabalho diário como parte integrante de uma equipe de orientação.

Essa iniciativa, promovida pela equipe da UNEATLANTICO, busca proporcionar aos alunos de mestrado uma compreensão mais profunda dos aspectos práticos da atenção à diversidade, integrando a teoria com a experiência real de profissionais de destaque na área de educação especial.