UNEATLANTICO une forças mais uma vez com a Asociación Ciudadana Cántabra Antisida durante a Semana Europeia de Testes de HIV

28 nov 2023
UNEATLANTICO une forças mais uma vez com a Asociación Ciudadana Cántabra Antisida durante a Semana Europeia de Testes de HIV

A Universidad Europea del Atlántico (Universidad Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) uniu-se à European Testing Week, em colaboração com a Asociación Ciudadana Anti-Sida (ACCAS), para aumentar a conscientização sobre a importância desse teste. A Universidade forneceu à Associação uma sala para a realização dos testes em uma colaboração realizada por meio do Escritório de Cooperação e Ação Social (OCAS) da Universidade.

O dia de conscientização, que começou em 20 de novembro, trouxe uma mesa de informações com material preventivo para o campus da UNEATLANTICO. Da mesma forma, os alunos interessados tiveram a oportunidade de fazer um teste rápido de HIV gratuito e confidencial.

Este ano já foi realizada a décima edição da European Testing Week. Essa importante semana tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre a doença e as formas de preveni-la ou lidar com ela. Dessa forma, essa campanha europeia incentiva outras organizações a participarem da iniciativa para aumentar a conscientização sobre os benefícios do diagnóstico precoce das infecções por HIV.

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) afeta o sistema imunológico, enfraquecendo o sistema de defesa contra infecções e certos tipos de câncer. Como o vírus destrói as células imunológicas e impede o funcionamento normal da imunidade, as pessoas afetadas entram gradualmente em um estado de imunodeficiência.

O HIV continua sendo um dos maiores problemas de saúde do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 630.000 pessoas morreram de causas relacionadas ao HIV em 2022 e 1,3 milhão contraíram o vírus. A OMS promove uma série de ações, na mesma linha das oferecidas pela European Testing Week, como o uso de preservativos masculinos e femininos, além de testes de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Por outro lado, a ACCAS oferece atenção integral ao problema do HIV/AIDS, assistência, integração, apoio, informação, educação, prevenção e defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV, das pessoas vulneráveis e da população em geral, por meio de serviços ou programas acessíveis, de qualidade e em constante evolução, promovendo a participação e a justiça social.