Alunos da UNEATLANTICO assistem à apresentação do livro “Diretores”, de Fernando Belzunce.

09 maio 2024
Alunos da UNEATLANTICO assistem à apresentação do livro “Diretores”, de Fernando Belzunce.

Um grupo de estudantes da licenciatura em Jornalismo da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) assistiu à apresentação em Santander do livro “Directores” de Fernando Belzunce, diretor geral editorial de Vocento, organizado pelo Colégio de Jornalistas da Cantábria.

Os estudantes tiveram depois um breve encontro com o jornalista e escritor, que lhes disse que o desejo, a vocação e a atitude são as melhores qualidades para um futuro profissional.

O volume reúne as entrevistas que Belzunce realizou com onze directores de meios de comunicação internacionais como o The New York Times, a Reuters, o Financial Times ou o The Wall Street Journal. O manual é uma radiografia contemporânea da saúde do jornalismo e uma reflexão sobre os conteúdos, a desinformação, o modelo de negócio, a convivência com a tecnologia e as redes sociais e a aplicação da inteligência artificial, entre outros temas abordados nas conversas com jornalistas que dirigem alguns dos principais meios de comunicação impressos do mundo.

A apresentação do livro foi conduzida por Olga Agüero, professora da UNEATLANTICO e decana do Colégio de Jornalistas da Cantábria, que, juntamente com Belzunce, analisou o processo e as reflexões e conclusões desta viagem pelo cenário mediático mundial.

Nesta análise das perspectivas futuras da profissão, o jornalista do Vocento entrevistou Roula Khalaf, directora do Financial Times; María Ressa, CEO do Rappler; Carlos Dada, diretor do salvadorenho El Faro; David Walmsley, diretor do canadiano The Globe and Mail; Alessandra Galloni, editora global da Reuters; Adam Michnik, editor da Gazeta Wyborcza da Polónia; Wolfgang Krach, editor do Süddeutsche Zeitung da Alemanha; Emma Tucker, na altura da entrevista editora do The Sunday Times e atualmente editora do The Wall Street Journal; Sérgio Dávila, editor da Folha de S. Paulo do Brasil; Joe Kahn, editor da Folha de S. Paulo do Brasil; Joe Kahn, editor do Süddeutsche Zeitung da Alemanha; e Sérgio Dávila, editor da Folha de S. Paulo do Brasil. Paulo; Joe Kahn, editor do The New York Times; e Emilio García Ruiz, editor do San Francisco Chronicle.

Os alunos participaram ativamente no colóquio que se seguiu, levantando uma série de questões de interesse. Além disso, escreverão um relatório sobre o evento para ensaiar como futuros profissionais, no âmbito das actividades do curso de escrita.