Alunos da UNEATLANTICO das três graduações em Comunicação visitam a Cinemateca Basca em San Sebastián

04 dez 2023
Alunos da UNEATLANTICO das três graduações em Comunicação visitam a Cinemateca Basca em San Sebastián

Um grupo de alunos das três graduações em Comunicação ministrados na Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) visitou a Cinemateca Basca, localizada no Centro Internacional de Cultura Contemporânea Tabakalera, em San Sebastián (Guipúzcoa).

A atividade fez parte do curso Evolução da Tecnologia Audiovisual, ministrado pelo professor Nacho Gutiérrez-Solana, e é comum para alunos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e Comunicação Audiovisual.

A visita permitiu que os futuros comunicadores conhecessem em primeira mão alguns dos diferentes tipos de formatos de filme, vídeo e cinema digital usados desde o surgimento do meio. Devido à natureza histórica da disciplina Evolução de Tecnologia Audiovisual e à validade dos formatos, há vários processos e elementos que os alunos só podem conhecer por meio de fotografias. No entanto, a Cinemateca Basca reúne um bom número desses formatos e máquinas e também oferece a possibilidade de visitas guiadas com duração de cerca de noventa minutos.

Durante o curso, os alunos da UNEATLANTICO percorreram as instalações, receberam muitas explicações sobre os diferentes processos audiovisuais e assistiram a uma projeção em DCP de curtas-metragens de diferentes épocas, desde os primeiros filmes espanhóis até os mais recentes curtas-metragens do catálogo basco.

Entre os elementos que os alunos puderam ver em funcionamento estavam o telecine analógico-digital 4k para filmes de 35 e 16 mm, o scanner HD, as moviolas para filmes de 16 e 35 mm, a sala de projeção para pequenos formatos (8 mm, super 8 mm) e a sala de projeção para filmes de 16 e 35 mm. E 9,5 mm), bem como o arquivo no qual são mantidos filmes de diferentes formatos.

O curso contribuiu para ampliar o treinamento dos alunos em áreas como o registro da imagem fotográfica, a evolução dos formatos de filme, a câmera de vídeo e os elementos de exibição, projetores e retroprojetores, a transição de sistemas analógicos para digitais, edição de filmes e distribuição e exibição analógica e digital no cinema.