Mónica Bonilla, docente da UNEATLANTICO, ganadora ex aequo del Premio Fundación ONCE 2023 concedido pela Real Academia de Doutores da Espanha

04 dez 2023
Mónica Bonilla, docente da UNEATLANTICO, ganadora ex aequo del Premio Fundación ONCE 2023 concedido pela Real Academia de Doutores da Espanha

A Real Academia de Doutores da Espanha reconheceu, na XLII edição de seus Prêmios de Pesquisa, Mónica Bonilla, professora dos cursos de Jornalismo, Comunicação Audiovisual, Publicidade e Relações Públicas da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), e entregará o prêmio e o diploma correspondentes na Sessão Solene de Abertura do ano acadêmico de 2024, em 24 de janeiro, em Madri.

A tese de doutorado de Mónica Bonilla, intitulada “Inclusão e deficiência na era digital: Análise do uso e do impacto das redes sociais em termos de educação, visibilidade e capacitação” Recebeu o Prêmio Fundação ONCE da Real Academia de Médicos da Espanha, que aceitou trabalhos sobre deficiência, acessibilidade universal e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Um prêmio compartilhado com Marta Jiménez García e seu trabalho “Estimating keratoconus progression using biometric and biomechanical parameters to adjust treatment protocols for corneal crosslinking”.

Esses prêmios são destinados às teses, lidas durante o ano acadêmico de 2022-2023, qualificadas com excelente cum laude, que se destacam, acima de tudo, por sua excelência científica e caráter inovador. O objetivo dos Prêmios RADE é promover a pesquisa e, acima de tudo, recompensar o trabalho árduo envolvido na elaboração de uma tese de doutorado.

“Este prêmio me enche de alegria e é um reconhecimento muito especial do esforço que dediquei a este trabalho. É importante sentir que essas linhas de pesquisa são valorizadas e é um orgulho que elas tenham sido concedidas a mim pela ONCE”, reconheceu Mónica Bonilla após receber a notícia.

A pesquisa

Os resultados da pesquisa do Dra. Bonilla, que foi apresentado na forma de um compêndio de publicações científicas, aponta para o estabelecimento das redes sociais como ferramentas que promovem a diversidade e a representação de pessoas com deficiência on-line, melhorando a conscientização dos usuários sobre a diversidade e favorecendo oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal e profissional do grupo. De fato, a tese recebeu a qualificação máxima Sobresaliente cum laude e a menção internacional.

Esse compêndio de publicações inclui um primeiro estudo de caso, realizado em um centro de educação especial da Cantábria, que analisa experiências educacionais para a promoção do uso seguro e responsável da mídia e das redes sociais pelos alunos. O segundo projeto de pesquisa reúne a percepção dos diferentes agentes educacionais (famílias, profissionais e usuários com deficiência) de um centro ocupacional na Comunidade Autônoma de Madri sobre o uso, as oportunidades, as barreiras e as mudanças produzidas pela pandemia da COVID-19 em relação às redes sociais.

No terceiro e quartos artigos, a análise de conteúdo é realizada nas contas de influencers com deficiência intelectual e física, respectivamente, para analisar o uso das redes sociais pelos criadores de conteúdo e as colaborações que eles realizam com as marcas. As descobertas apontam para o estabelecimento de redes sociais como ferramentas que promovem a diversidade e a representação de pessoas com deficiência on-line, melhorando a conscientização dos usuários sobre a diversidade e promovendo oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal e profissional para pessoas com deficiência.