Parte do consórcio do projeto CLINICALSIM reúne-se para organizar pacotes de trabalho 

07 fev 2024
Parte do consórcio do projeto CLINICALSIM reúne-se para organizar pacotes de trabalho 

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), líder do projeto Erasmus Plus Clinical simulation practice-based learning in nursing (CLINICALSIM), reuniu-se recentemente com outras instituições europeias que participam da iniciativa para chegar a um acordo sobre como realizar os diferentes pacotes de trabalho.  

A reunião contou com a participação da Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) de Portugal e a Universidade de Valladolid (UVa) da Espanha, esta última como instituição associada. 

A reunião inicial do projeto terá lugar entre 13 e 16 de fevereiro na Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), coincidindo com a inauguração de um centro de simulação na universidade. Além disso, está prevista a visita do Dr. Francisco Rodríguez Martín, especialista em medicina de emergência da Universidad de Valladolid, que colaborou na aquisição de um boneco de simulação que será usado na UNIC para esse projeto.

Essa visita permitirá que os parceiros europeus se familiarizem com as instalações e os equipamentos e os configurem para que possam ser usados. Isso facilitará para a equipe portuguesa planejar a formação prática da melhor maneira possível, com mais segurança e tranquilidade.

 

Durante a semana da reunião, os parceiros poderão se informar sobre o status das primeiras entregas realizadas. O IPP, em colaboração com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), produziu um relatório sobre experiências compartilhadas entre a Europa e Angola em processos práticos de educação em enfermagem. Atualmente, os parceiros estão trabalhando em um segundo documento para definir as principais competências práticas para enfermeiros em Angola. 

 

O CLINICALSIM é um projeto de capacitação voltado para instituições de ensino superior na Angola com o objetivo de melhorar a formação prática dos profissionais de enfermagem.

O projeto é voltado especialmente para estudantes e professores universitários de enfermagem, confederados de simulação clínica, conselheiros e gerentes de ensino superior em ciências da saúde, formuladores de políticas de saúde/administrações públicas/associações de enfermagem e a comunidade em geral (como pacientes em potencial).

No projeto, liderado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), envolve várias instituições angolanas: a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA). Também é parceiro do projeto o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), em Portugal. A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e a Universidad de Valladolid (UVa) na Espanha, bem como a Universidade Jan Kochanowski (UJK), na Polônia, colaborarão como organizações associadas.

 

“Financiado pela União Europeia. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência de Execução para a Educação, o Audiovisual e a Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a autoridade concedente podem ser responsabilizadas por eles.”