Dr. David Herrero, professor da UNEATLANTICO, publicou três artigos científicos no campo da psicologia

29 fev 2024
Dr. David Herrero, professor da UNEATLANTICO, publicou três artigos científicos no campo da psicologia

 Doutor em Psicologia e professor da Universidad Europea del Atlántico (Universidad Europea del Atlántico) (UNEATLANTICO), David Herrero, publicou três artigos científicos sobre temas como agressão ao dirigir, o impacto do conflito interparental nas relações entre irmãos e o desenvolvimento de um questionário para avaliar a prática da atenção plena em professores. 

O primeiro, intitulado “The mediation effect of emotion dysregulation in the relationship between stress and aggression on the road“, publicado na revista European Review of Applied Psychology, abordou o problema dos acidentes de trânsito e analisou em profundidade o comportamento agressivo na estrada. Os autores do artigo, que também incluem as pesquisadoras da UNEATLANTICO Pamela Parada-Fernández, Julién Brito e Carmen L. Rodríguez, bem como Irene Rodríguez-Arcos, da Universidade de Salamanca, destacaram a relevância do comportamento humano em acidentes de trânsito e a relação entre estresse, desregulação emocional e agressão na estrada.

Em outro de seus artigos, intitulado “The Generalization Effect of Interparental Conflict in Sibling Relationships and Child Adaptation“, publicado no Canadian Journal of Family and Youth, o Dr. Herrero, juntamente com Laura Merino e Ana Martínez-Pampliega, analisou o efeito de generalização do conflito interparental nos relacionamentos entre irmãos e na adaptação da criança. Este estudo concluiu que estilos parentais mais restritivos e uma diminuição nas trocas positivas entre irmãos estão associados a um ajuste ruim da criança, revelando um processo de generalização.

Por fim, o Dr. Herrero participou do “Desenvolvimento do Questionário de Mindfulness para Docentes (CMD) e análise de propriedades psicométricas“, um instrumento publicado na Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica que avalia as competências de atenção plena dos professores em relação aos alunos, ao clima e à gestão da sala de aula. Esse questionário, que consiste em 23 itens distribuídos em 4 fatores: autoconsciência, consciência corporal, consciência interpessoal e interação consciente, apresenta índices adequados de confiabilidade e validade, e seu objetivo foi contribuir para o aprimoramento dos Programas Educacionais Baseados em Mindfulness e da própria gestão e clima da sala de aula.

Para consultar outros artigos científicos, acesse o repositório da UNEATLANTICO e o portal de notícias da Universidade sobre pesquisa.