FIDBAN nomeia Diego Lainz como novo diretor da Fundação em cerimônia realizada na UNEATLANTICO

14 mar 2024
FIDBAN nomeia Diego Lainz como novo diretor da Fundação em cerimônia realizada na UNEATLANTICO

A Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) sedia a reunião do Conselho de Curadores da Fundación Innovación y Desarrollo (Fundação Inovação e Desenvolvimento, FIDBAN), na qual Víctor Gijón, diretor cessante, deixou oficialmente seu cargo, preparando-se para empreender um novo projeto de apoio a startups, enquanto seu sucessor, Diego Lainz, professor da UNEATLANTICO e ex-executivo do Liberbank, assume o comando da Fundação.

O responsável pela condução da sessão foi Juan Carlos Gutiérrez Díaz-Velarde, que participou telematicamente nesta sessão como presidente e em nome da Fundación Centro de Investigación y Tecnología Industrial de Cantabria. Também estiveram presentes Rubén Calderón Iglesias, reitor da UNEATLANTICO e secretário da FIDBAN; Santos Gracia Villar, presidente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) e membro; Ángel Pedraja Terán, representante da Sociedad de Desarrollo Regional de Cantabria (SODERCAN) e membro; Pedro Pérez Noriega, representante do Excmo. Conselho Municipal de Torrelavega e membro; e como palestrante convidada, Isabel Gómez-Barreda García, Conselheira de Emprego, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios.

Vários itens estavam na pauta, incluindo um relatório sobre as atividades realizadas pela FIDBAN no ano fiscal de 01/09/2022 a 31/08/2023. Além disso, as contas anuais do ano foram aprovadas por unanimidade.

Além disso, a aplicação do resultado do exercício financeiro de 01/09/2022 a 31/08/2023 foi aprovada por unanimidade. Foi acordada a alocação de recursos no exercício financeiro para os propósitos fundamentais, na forma de despesas e investimentos diretamente associados às atividades realizadas em cumprimento aos propósitos.

Por sua vez, Santos Gracia Villar, informou sobre o plano de internacionalização pela rede FUNIBER e o reforço da FIDBAN nas relações com entidades e organizações empresariais, especialmente a Cámara de España, CEOE-Cepyme e Cámaras de Comercio en Cantabria, incluindo uma próxima reunião com José Luis Bonet, presidente da Câmara de Comércio Espanhola e Freixenet. Da mesma forma, o objetivo é impulsionar a comunicação e a visibilidade dos projetos, para que eles alcancem todas as redes de investidores potenciais com maior qualidade e impacto. Também será dada maior ênfase aos projetos com a CEOE-Cepyme e a Associação Espanhola de Redes de Anjos de Negócios (AEBAN).

Transferência de direção

A gestão da FIDBAN, estabelecida pela UNEATLANTICO, FUNIBER, Sodercan-Governo da Cantábria e CITICAN, com a participação destacada das prefeituras de Santander e Torrelavega, bem como do CEOE-CEPYME, está agora nas mãos de Diego Lainz, que agradeceu aos membros do conselho de administração pela confiança na execução das tarefas a serem realizadas.

Em uma carta de despedida para os curadores da FIDBAN, Gijón expressou sua gratidão pelo “apoio organizacional e pessoal das instituições fundadoras do projeto”. Após seis anos de liderança desde os primeiros passos da Fundação, Gijón considerou que havia chegado o momento de “se afastar” depois de ter alcançado os objetivos propostos.

Durante seu mandato, a FIDBAN realizou várias ações em favor do empreendedorismo e do aumento de escala de novas empresas. Destacam-se as 19 rodadas de investidores realizadas na Cantábria, duas em El Salvador e uma na Guatemala e no México. Além disso, um total de 70 projetos passaram por essas rodadas de investimento.

Gijón destacou que quase 40% das empresas que procuraram a FIDBAN em busca de financiamento continuam ativas até hoje. Entre elas estão Bound4blue, Regfilter, EolasPrint, Cifra Educación, Uktena, Binarybox, AirwayShield, Banbu, Las Hermanísimas, OGR Optimun e Neptune Energy.