UNEATLANTICO acolhe a apresentação dos projectos finalistas da décima primeira edição do STARTInnova

19 abr 2024
UNEATLANTICO acolhe a apresentação dos projectos finalistas da décima primeira edição do STARTInnova

O auditório da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) foi palco da apresentação dos dez projectos finalistas da décima primeira edição do STARTInnova, um programa de empreendedorismo juvenil promovido pelo El Diario Montañés com a colaboração de várias entidades e empresas.

A jornada de defesa dos projectos reuniu numerosos estudantes, tutores, empresários e especialistas em empreendedorismo, entre os quais se encontravam Elena Botín, do El Corte Inglés, Rafael Álvarez, do Unicaja Banco, Ana Pedraja, do Centro Internacional de Empreendedorismo Santander (CISE), e Héctor Ruiz, do El Diario Montañés, que constituíram o júri encarregado de avaliar as propostas.

Os projectos abrangeram uma vasta gama de sectores, desde soluções tecnológicas a iniciativas de impacto social e ambiental. Entre eles, destacam-se “Sanydron” e “Ges_Tech”, da Escola Calasanz; “Ardora Lux”, do IES Cantabria; “Ágora”, do Centro de Formação Profissional Decroly; “Duobin Recycler”, do CIFP La Granja; “Custodiapp” do IES La Granja; “Mecanizados Sanpepicoz” do CIFP Número Uno; “Hope” e “Divertillo” do Colégio María Auxiliadora (Salesianos); e “Caffe Pet” do IES Valle de Camargo.

Silvia Aparicio, vice-reitora da UNEATLANTICO, em seu discurso, destacou a importância desses espaços para promover o empreendedorismo entre os jovens e a importância da colaboração entre os setores educacional e empresarial para promover projetos transformadores.

A gala final para anunciar os vencedores terá lugar na quarta-feira, 24 de abril, na Sala Argenta do Palácio de Festivais da Cantábria. Os prémios para os vencedores incluem prémios monetários significativos para os centros educativos, dispositivos electrónicos para os estudantes e tutores e campanhas publicitárias para as empresas de tutoria, bem como diplomas de acreditação para todos os participantes.

Os grupos participantes tiveram como mentores as seguintes empresas: Grupo Gomur, Solvay, Acorde, Centro Tecnológico CTC, Grupo Calve, Smart Hospital Cantabria Serveo-SIEC, Trefilerías Quijano, Bridgestone, Bathco, Grupo Gof, Global Steel Wire, Ecrimesa, Grupo SIEC, Global Metwire Injection, Standard Cableteam, Candesa e Lostal.