A sala de reuniões da UNEATLANTICO acolhe o programa em direto “Más de Uno Cantabria” na Onda Cero

30 abr 2024
A sala de reuniões da UNEATLANTICO acolhe o programa em direto “Más de Uno Cantabria” na Onda Cero

Onda Cero emite um programa em direto a partir do auditório da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO). Participaram Silvia Aparicio, Vice-reitora de Planificação Académica e Docência da Universidade; Josep Alemany, diretor do Serviço de Atividade Física e Desportiva (SAFD) da UNEATLANTICO; Vanessa Yélamos, docente da área de Psicologia (PSI) da UNEATLANTICO; e estudantes da universidade que estavam na plateia do programa.

O programa começou às 12:20, apresentando a Universidade. Em primeiro lugar, Josep Alemany falou sobre os Campeonatos Universitários Espanhóis de Surf e Badminton organizados pela UNEATLANTICO. É de salientar que é a primeira vez na história que se organiza o Campeonato Universitário Espanhol de Surf. Por seu lado, o Campeonato Universitário Espanhol, realizado no Palácio de Desportos, destacou-se pela presença de mais de uma centena de desportistas universitários de toda a Espanha.

Durante o seu discurso, foram colocadas várias perguntas aos estudantes presentes na audiência. Por seu lado, as estudantes Isabela Giraldo, aluna do primeiro ano de Publicidade e Relações Públicas (PRP), e Thaís Campón, aluna do quarto ano da licenciatura dupla em Jornalismo (PER) e Publicidade e Relações Públicas, foram convidadas a intervir no programa para falar um pouco da sua experiência na universidade até à data e das disciplinas que estudaram. Neste sentido, Giraldo partilhou as suas expectativas em relação ao curso que está a frequentar, enquanto Campón destacou a sua experiência ao longo dos últimos quatro anos, durante os quais já realizou uma viagem Erasmus aos Países Baixos e em breve fará outra a Itália.

ondaceroabril-dois
Vanessa Yélamos, professora da Universidade, falou de seguida. Yélamos falou sobre a “II Conferência para a prevenção do bullying e do cyberbullying”, realizada em 25 de abril. O tema principal, que foi discutido com a audiência no auditório, foi a idade adequada para os adolescentes receberem o seu primeiro telemóvel. Também foram destacadas as formas como um pai ou tutor legal pode garantir que o seu filho não se encontra numa situação de perigo na Internet e a prevenção do ciberbullying.

Por último, a Vice-Reitora para a Organização Académica e o Pessoal Docente, Silvia Aparicio, falou sobre a inteligência artificial e os seus prós e contras na educação. Falou sobre as formas como esta pode ajudar os próprios professores e as suas avaliações, poupando-lhes tempo.

silvia-na-onda-zero
O programa foi uma atividade extremamente enriquecedora para os alunos dos cursos de comunicação da Universidade, que puderam experimentar, a partir da universidade, o funcionamento de uma emissão de rádio em direto.