Mireia Peláez,médica e docente da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), participou na conferência do Dia Mundial da Alzheimer 2024, organizada pela Associação de Familiares de Doentes de Alzheimer da Cantábria (AFA Cantábria). O evento teve lugar no Hospital Universitário Marqués de Valdecilla e contou com a presença de um vasto leque de profissionais do sector.
A Dra. Mireia Peláez proferiu a conferência intitulada “NEUROMOVE: Treino de dupla tarefa através da telerreabilitação para pessoas com défice cognitivo”, baseada num estudo realizado em colaboração entre o Instituto de Investigação Valdecilla (IDIVAL), o Hospital Universitário Marqués de Valdecilla e a UNEATLANTICO.
O estudo tem como objetivo avaliar a viabilidade de um programa de exercício físico multicomponente para pacientes com défice cognitivo ligeiro neurodegenerativo, que têm uma elevada probabilidade de evoluir para demência. A investigação envolve 20 pacientes do hospital de Santander.
Até à data, foi recrutada a amostra desejada, com uma adesão ao treino de 84%. Não foram registados quaisquer eventos adversos durante as avaliações ou a formação, o que indica que o primeiro objetivo do estudo, a viabilidade, está a ser cumprido de forma positiva. Prevê-se que as avaliações finais estejam concluídas em janeiro, o que permitirá analisar os dados e fornecer indicações sobre a eficácia do programa.
A jornada contou também com a participação de vários profissionais que falaram sobre novos medicamentos, métodos inovadores de deteção precoce atualmente em investigação e diferentes aspectos relacionados com a prevenção da demência.
A audiência era composta por pessoal de saúde do hospital, profissionais dos centros de dia das AFAs da Cantábria e pacientes. O evento, que foi aberto ao público, contou também com a presença de familiares e outras pessoas interessadas no tema.
A participação destacada da Dra. Mireia Peláez sublinha o compromisso da UNEATLANTICO com a formação em múltiplos âmbitos, tanto dentro como fora do campus. Também destaca as fortes relações e colaborações que a universidade mantém com outras instituições.