O grupo de pesquisa de Alimentação, Bioquímica Nutricional e Saúde da UNEATLANTICO publica um projeto na revista Nutrients

09 dez 2025
O grupo de pesquisa de Alimentação, Bioquímica Nutricional e Saúde da UNEATLANTICO publica um projeto na revista Nutrients

O grupo de pesquisa de Alimentação, Bioquímica Nutricional e Saúde da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) lidera uma publicação em um novo artigo da prestigiada revista Nutrients (Q1).

O artigo intitulado «Image-Based Dietary Energy and Macronutrients Estimation with ChatGPT-5: Cross-Source Evaluation Across Escalating Context Scenarios» tem como objetivo estudar se a versão de ChatGPT-5 tem ou não a capacidade de estimar as calorias e os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) de pratos de comida usando apenas fotos, ou se sua análise melhora quando você adiciona contexto à foto. O contexto poderia ser descrições do alimento ou uma lista de ingredientes.

O artigo foi redigido por Marcela Rodríguez, aluna egressa do grau em Nutrição Humana e Dietética (NHD) da UNEATLANTICO, em colaboração com Gustavo Martín del Campo Becerra, Sandra Sumalla, Jorge Crespo e Iñaki Elio.

O artigo nasce do Trabalho de Fim de Grau de Rodríguez. Devido à qualidade do trabalho, a equipe de pesquisa decidiu ampliá-lo para torná-lo um artigo científico apto para sua difusão internacional, reforçando assim o compromisso da universidade em fomentar a pesquisa aplicada desde as primeiras etapas formativas.

Para o desenvolvimento do estudo, 195 pratos foram utilizados e os resultados demonstraram que ChatGPT-5 gera uma melhor análise em função da quantidade de informações fornecidas, a qualidade da imagem, a variabilidade da fonte e a complexidade do prato. No entanto, a conclusão foi que ChatGPT-5 pode dar uma boa análise das calorias e macronutrientes que contém um prato.

O artigo pode ser consultado através do seguinte link: https: https://doi.org/10.3390/nu17223613

Para ler mais sobre artigos de pesquisa da nossa comunidade, você pode consultar no Repositório UNEATLANTICO ou o portal de notícias de pesquisa.