Presidentes da Fundación Empresa Clima e FUNIBER, Joan Planes e Santos Gracia, encerraram o Congresso de Ação Climática

11 jul 2022
Presidentes da Fundación Empresa Clima e FUNIBER, Joan Planes e Santos Gracia, encerraram o Congresso de Ação Climática
Dr. Santos Gracia, Presidente da FUNIBER, durante a cerimônia de encerramento do 1º Congresso de Ação Climática

Os presidentes da Fundación Empresa Clima e da FUNIBER, Joan Planes e Santos Gracia, respectivamente, encerraram o 1º Congresso de Ação Climática que foi realizado durante três dias no campus da Universidad Europea del Atlántico, em Santander. Em seu discurso, Gracia descreveu a organização deste congresso como fazendo parte de “um desafio do qual aprendemos muito”. Da mesma forma, ele reiterou “o compromisso da FUNIBER e da Universidad Europea del Atlántico com a Cantábria, como tem sido desde a criação da Universidade” e garantiu a presença de “empresas espanholas e latino-americanas nas futuras edições do congresso”. Por sua vez, Planes apontou a importância de todas essas ações “destinadas a cuidar do planeta” e espera que “possamos contribuir para deixá-lo em melhores condições do que temos desfrutado”.

Na sexta-feira de manhã, foi realizada a quarta e última sessão do Congresso, desta vez sob o título “Los mercados voluntarios del carbono”, na qual as razões de sua existência e suas funções foram analisadas e discutidas. A primeira oradora do dia foi Lydia Sheldrake, diretora da Childrens’ Investment Fund Foundation (CIFF) e membro da Iniciativa de mercados Voluntarios de Carbono (VCMI).

 

Joan Planes, President of the Fundación Empresa Clima (Climate Business Foundation)

 

Posteriormente, foram realizadas duas mesas redondas; a primeira, moderada por Nuria del Pozo, da Fundación Empresa Clima, foi dirigido a especialistas e reuniu Heather McEwan, Project Developer Engagement da Verra; Katerina Kolaciova, Gerente Executiva da International Carbon Reduction and Offset Alliance (ICROA) e Josep Garriga, economista e especialista em mudanças climáticas). A segunda sessão foi moderada pela diretora da Fundación Empresa Clima, Elvira Carles e foi dirigida às empresas; nesta ocasião participaram Juan Luis Pozo, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Global Omnium; Ignacio Valero, chefe do Programa Horizon na Gestair e Belén Lostao, chefe de Sustentabilidade Corporativa na Acciona.

O 1º Congresso de Ação Climática reuniu mais de cem empresas de catorze países e mais de duzentas pessoas que participaram de cada uma das quatro sessões. Entre as intervenções que mais se destacaram, vale destacar a do Diretor de Adaptação Climática da Secretaria da mesma área das Nações Unidas, Youssef Nassef; o vice-presidente do Grupo III IPPC, Amjad Abdulla e o dos membros do Ministério das Relações Exteriores do Egito, Amr Essam e Mariam Allam. A segunda e terceira edições deste encontro serão realizadas em 2023 e 2024 e também serão sediadas pela cidade de Santander.