O Conselho de Curadores da Fundação para Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN) aprovou recentemente a promoção do “UNEATLANTICO Emprende”, um novo projeto que estabelecerá sinergias entre as atividades empreendedoras desenvolvidas pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), a incubadora da Cátedra de Cultura Empreendedora e Empregabilidade e a FIDBAN.
O projeto propõe as seguintes ações: atividades de formação e informação, uma incubadora de empresas, mentoring de empresas líderes na região, facilitação de financiamento inicial, bem como a busca de investidores institucionais e privados em nível regional, nacional e internacional.
O Conselho de Curadores da FIDBAN, que inclui a Universidad Europea del Atlántico, a Sociedad para el Desarrollo de Cantabria (SODERCAN), a Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), as prefeituras de Santander e Torrelavegaa Confederação de Empregadores da Cantábria (CEOE-CEPYME) e o Centro de Pesquisa e Tecnologia Industrial da Cantábria (CITICAN), também aprovaram em sua reunião ordinária o plano de ação para o ano acadêmico 2023-2024, no qual se destacam os planos de expansão na América Latina com a realização de rodadas de investidores no último trimestre de 2023 no México, Guatemala e El Salvador. Além disso, estão sendo planejadas rodadas de investidores para este ano no Brasil, Chile e Paraguai.
A Cantábria continuará a ser o principal local para as atividades da FIDBAN. Além das rodadas de investidores realizadas em março e junho, novas reuniões entre empreendedores e investidores estão programadas para setembro e dezembro, a serem realizadas na Universidad Europea del Atlántico, em colaboração com a rede SER da Cantábria.
A reunião ordinária também aprovou a extensão da iniciativa lançada em 2022 no âmbito do projeto STARTInnova, iniciada pelo Diario Montañés, para promover sinergias entre estudantes do ensino médio e de formação profissional da Cantábria, que participam do projeto, e estudantes da UNEATLANTICO. Essa atividade também fará parte do novo projeto “UNEATLANTICO Emprende”.
O Conselho Diretor da FIDBAN também concordou em fortalecer a colaboração estabelecida por meio dos acordos assinados e renovados anualmente com as principais organizações relacionadas à malha empresarial regional: Câmara de Comércio e Indústria da Cantábria, Câmara de Comércio de Torrelavega, Associação de Mulheres Empresárias (ADMEC), Associação de Trabalhadores Autônomos da Cantábria (ATA), Projeto STARTInnova do El Diario Montañés, Federação Iberoamericana de Mulheres Empresárias (FIDE), Red Glezco Ventures e Constructora de Obras Públicas San Emeterio SA (COPSESA). Da mesma forma, e com o objetivo de expandir sua rede de investidores – cerca de cem investidores individuais -, foi reforçada a colaboração com os dois family office que operam na Cantábria, Kai Capital do Grupo Pitma e Family Horizont do Grupo Huerta.
A FIDBAN está empenhada em colocar a rede da AEBAN (Asociación Española de Business Angels) à disposição dos investidores e empreendedores da Cantábria, uma organização que apoia o setor na Espanha há mais de 14 anos e ajuda o ecossistema empresarial. Esse é um passo importante que torna a Fundação o único Business Angel reconhecido nacional e internacionalmente na Cantábria. A AEBAN é membro da BAE, da Business Angels Europe e da EBAN, The European Trade Association for Business Angels, Seed Funds and other Early Stage Market Players, como a Associação de redes de Business Angels na Espanha. Com a adesão da FIDBAN à AEBAN, os recursos disponíveis para o ecossistema empresarial da Cantábria são ampliados. Por meio da “UNEATLANTICO Emprende”, será criada uma estrutura flexível para compartilhar, como facilitador e alto-falante, a atividade empreendedora desenvolvida pelos diferentes grupos que compõem a Comunidade Universitária e seu entorno: empresas, instituições públicas e privadas, investidores e agentes sociais, etc.
A “UNEATLANTICO Emprende” tem como objetivo unir, elevando seu potencial, coordenando esforços e facilitando sinergias, a atividade em favor do empreendedorismo atualmente realizada pela Universidad Europea del Atlántico, por meio da Cátedra de Cultura Empreendedora e Empregabilidade, e a Fundação para a Inovação e o Desenvolvimento (FIDBAN).
A incubadora da UNEATLANTICO está aberta aos alunos da universidade há três anos e é gerenciada pela Cátedra de Cultura Empreendedora e Empregabilidade. A partir de agora, a admissão está aberta a projetos de fora da Universidad Europea del Atlántico, dando prioridade a projetos de base tecnológica, saúde e ciência, áreas criativas – publicidade, criação audiovisual, etc. -, empreendedorismo social e áreas rurais. Ambas as iniciativas foram desenvolvidas. A FIDBAN, em operação desde 2017, tem um histórico comprovado na conexão de projetos empresariais lucrativos que precisam de financiamento com potenciais investidores em ações. Até o momento, mais de cinquenta projetos passaram por suas 17 rodadas de investidores realizadas na Cantábria.
O Patronato concordou finalmente em iniciar o processo de instalação de um Centro de Empreendedorismo, preferencialmente localizado no PCTCAN, em que possam ser desenvolvidas as atividades correntes da incubadora, bem como a colaboração entre estudantes de carreiras tecnológicas.