Um grupo de estudantes da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europea del Atlántico, UNEATLANTICO) dos cursos de Administração e Gestão de Negócios (ADE), Engenharia de Organização Industrial (IOI) e Psicologia participaram de uma reunião organizada pela Asociación para el Progreso de la Dirección (APD).
O objetivo dessa experiência, dentro da estrutura do curso de Gestão Estratégica ministrado pela Vice-Reitora de Organização Acadêmica e Corpo Docente, Silvia Aparicio, é colocar os alunos em contato direto com gerentes de alto nível e ajudá-los a encontrar seu primeiro emprego.
A conferência foi realizada no Palacio de La Magdalena e contou com a presença de dois importantes gerentes do setor portuário: Cesar Díaz Maza, o novo presidente da Autoridade Portuária de Santander, e Jaime González, seu antecessor. Essa reunião ofereceu aos alunos a oportunidade de fazer contatos e aprender com a experiência desses profissionais.
Sob o título “O futuro da multimodalidade na Europa”, a conferência abordou a questão da falta de motoristas no transporte rodoviário e como o transporte multimodal pode oferecer soluções para esse problema. Especialistas do setor de logística e transporte compartilharam seus conhecimentos sobre a eficiência e a sustentabilidade da cadeia logística, as regulamentações ambientais e os desafios a serem superados pelo transporte ferroviário e marítimo.
Entre as personalidades do setor de logística, Ramón Valdivia, vice-presidente executivo da Astic, enfatizou a importância da multimodalidade para garantir a eficiência e a competitividade no transporte de mercadorias. Também estava presente Pedro López, diretor administrativo da região sul da Ewals Cargo Care, que enfatizou que, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, o futuro da multimodalidade já é uma realidade. Além disso, Samuel Nevado, Gerente Geral da Unidade de Negócios de Transporte da Transfesa Logistics, enfatizou a necessidade de estabelecer alianças entre rodovias e ferrovias para o transporte sustentável.
Por outro lado, entre as conclusões da conferência, foi destacada a necessidade de incentivar o transporte multimodal e a renovação da frota de caminhões para obter maior eficiência e contribuir para a descarbonização do setor. Os especialistas também pediram mais apoio para a renovação da frota de veículos pesados como forma de atender às exigências ambientais.
Essa experiência proporcionou aos alunos da UNEATLANTICO oportunidades de aprendizado prático e os conectou com os melhores profissionais em suas áreas de estudo.