O Dr. Jesús Espinosa Gutiérrez, professor de História da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico), apresentou seu livro “Hombres feministas y masculinidad en la España contemporánea” (Homens feministas e masculinidade na Espanha contemporânea) em um evento realizado em 12 de fevereiro no primeiro andar do edifício Juntas Generales do Conselho Provincial de Bizkaia, em Bilbao.
O evento começou com um discurso do escritor Ritxar Bacete, coordenador na Espanha da organização internacional Equimundo: Centro de Masculinidades e Justiça Social, seguido pelo da doutora em Sociologia pela Universidad de Deusto, Teresa Laespada, actualmente Deputada Regional do Emprego, Coesão Social e Igualdade do Conselho Provincial de Bizkaia. Após uma revisão dos marcos mais importantes da ação da delegação e das políticas públicas de igualdade voltadas para os homens de seu departamento, fez uma apresentação sobre a trajetória acadêmico-profissional do professor da UNEATLANTICO Jesús Espinosa e os aspectos mais relevantes do livro “Hombres feministas y masculinidad en la España contemporánea.”
Em seguida, o autor delineou o esboço geral do livro, explicou seus principais objetivos e analisou as figuras mais importantes que aparecem nele.
O livro é notável, pois preenche uma lacuna no conhecimento histórico do movimento feminista na Espanha, lançando luz sobre as contribuições dos homens e estabelecendo uma cronologia de sua participação. Espinosa realizou uma extensa pesquisa na Espanha e no exterior, usando estruturas teóricas para contextualizar as várias contribuições de feministas masculinos de diversas origens políticas. Também foi publicado em 2022 na coleção Feminismos da editora Cátedra, parte do Grupo Anaya.
Patricia Campelo, Diretora Geral de Igualdade do Conselho Provincial de Bizkaia, Nerea Aresti Esteban, Professora de História Contemporânea da Universidad Europea del Atlántico, Miren Llona, professora da mesma universidade, e a historiadora Pilar Pérez Fuentes, ex-presidente da Associação Espanhola de Pesquisa da História da Mulher, compareceram ao evento e participaram da sessão de perguntas e respostas. Outros membros do Modern Experience Research Group, como Francisco Jiménez Aguilar e María Nieves García Pintor, também estavam presentes. Representantes locais de ONGs, como Médicos Sem Fronteiras e Médicos do Mundo, também participaram.
Impacto do livro
O palestrante da UNEATLANTICO apresentou seu livro em diferentes lugares do país, como o Ateneu Santander o Meta Librería, em Madri, sempre fazendo referência ao papel desempenhado pelos homens feministas da segunda metade do século XIX e do primeiro terço do século XX na Espanha.