A equipe Pangea, formada por Julia Sierra Rosales, Loreto Moral, María Inés Sáinz, Marina Ruiz Fernández e Sofía Herrera, alunas do quarto ano do ESO da Escola Torrevelo-Peñalabra, venceu a VII Liga de Debate Pré-Universitário organizada pela Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) e será responsável por representar, pela primeira vez, a Cantábria na Copa LEDU Pré-Universitária, organizada pela Liga Espanhola de Debates Universitários (LEDU).
A atividade foi realizada na semana de 19 de fevereiro no campus, no período da tarde, com a participação de quinze equipes e mais de 70 alunos das escolas IES Marqués de Santillana (Torrelavega), IES La Marina (Boo de Piélagos), IES La Marina (Santa Cruz de Bezana), Torrevelo-Peñalabra (Mogro) e a escola de Castroverde (Santander).
Após algumas sessões intensas de debate, a equipe Kantando Reflexiones, representando a IES Marqués de Santillana, conquistou o quarto lugar. Enquanto isso, Debatidos de Oreo, uma equipe do IES La Marina, conquistou o terceiro lugar. Para finalizar a VII edição da Liga de Debates UNEATLANTICO, em uma final acirrada, a Pangea (Torrevelo-Peñalabra) foi proclamada vencedora dessa VII Liga de Debates Pré-Universitários, enquanto a Píos (Castroverde), ficou posicionada como a segunda melhor equipe dessa liga.
Além de premiar as duas equipes finalistas – Pangea e Pios -, o júri concedeu a Sofia Herrera, da equipe vencedora, o prêmio de Melhor Oradora por sua excelente participação durante a semana. A cerimônia de premiação foi presidida pelo Dr. Manuel Masías, diretor da Escola Politécnica da UNEATLANTICO. Os palestrantes Jorge Crespo, diretor do curso de Engenharia de Organização Industrial (IOI), José Manuel Breñosa, professor responsável pela disciplina de Inteligência Artificial do curso de Engenharia da Computação (II) e a aluna do curso de Jornalismo (PER) e membro da equipe vencedora da VI edição da Liga de Debates UNEATLANTICO, Paula Díaz-Velarde, fizeram parte do júri.
Luis Eduardo Prado, professor da UNEATLANTICO e organizador da Liga de Debates, disse que “é emocionante ver como a cada rodada as equipes melhoram suas habilidades de comunicação. Esta edição é de grande importância não só para a UNEATLANTICO, mas também para toda a Cantábria, pois estaremos demonstrando em nível nacional o talento que está sendo colhido nas salas de aula de nossa comunidade. Desejamos boa sorte à escola de Torrevelo-Peñalabra na Copa LEDU”