Dr. Rubén Pérez, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO) nos fala sobre os diversos cursos que a universidade oferece em língua espanhola e sobre o recente credenciamento do Instituto Cervantes.
Os cursos de espanhol são destinados a todos os alunos da UNEATLANTICO que não têm o espanhol como língua materna. Para esse fim, o Centro de Idiomas oferece cursos em diferentes níveis: principalmente cursos de nível básico, A1, A2 e cursos de nível intermediário, B1, B2. Cursos avançados nos níveis C1 e C2 também estão disponíveis mediante solicitação. Esses cursos são oferecidos de forma extensiva, ou seja, durante todo o primeiro ou segundo semestre, seguindo o mesmo formato de qualquer outra graduação.
Além desses cursos extensivos, o UNEATLANTICO oferece alternativas mais específicas. Por um lado, há os cursos intensivos de verão de três semanas. Formam parte de acordos com várias universidades que solicitam esse tipo de curso para seus próprios alunos.
Da mesma forma, há cursos de disciplinas específicas, como o curso de espanhol para negócios, que é o ensino do idioma em um contexto específico no local de trabalho. Também um curso de espanhol para se preparar para diferentes exames oficiais, como o diploma oficial do Instituto Cervantes, mais conhecido como DELE ou SIELE.
Por fim, outra das modalidades específicas oferecidas é um curso de espanhol para sino-falantes. Isso é para alunos da Ásia que serão integrados em cursos com outros alunos internacionais. Com relação ao curso, destaca-se a organização específica para aqueles que têm uma língua materna que condiciona muito sua maneira de aprender idiomas. Especialmente quando se trata de espanhol e, portanto, precisam de cursos específicos para esse perfil. Atualmente, vários alunos da China já estão estudando na UNEATLANTICO.
Nessa linha, os alunos contam com um serviço de apoio linguístico na Universidade chamado “SAPLI”, por meio do qual qualquer aluno que fale ou não espanhol pode estabelecer tandens, intercâmbios, atividades culturais com outros alunos, conhecer a cidade e muito mais.
O que significa o fato de a UNEATLANTICO ser um centro credenciado?
A Universidad Europea del Atlántico é o terceiro centro da Cantábria a ser credenciado. Isso implica, como o professor ressalta, um longo e árduo trabalho para provar ao Instituto Cervantes que todos os padrões de qualidade exigidos para poder ensinar espanhol são atendidos aqui.
Após um ano inteiro de preparação, a UNEATLANTICO recebeu a visita dos avaliadores do Instituto, que realizaram um exame exaustivo da universidade, avaliando aspectos como a metodologia com a qual os cursos de espanhol são ministrados, a formação dos professores, as instalações, entre outros. Isso deu um resultado extremamente favorável à Universidade, nos dando a nota mais alta possível.
A UNEATLANTICO é agora um centro credenciado do Instituto Cervantes e, portanto, faz parte da comunidade de centros associados. Além disso, com esse credenciamento, os professores também recebem formação contínua do próprio Instituto.