O Dr. Alfredo Dombe, Embaixador de Angola no Reino da Espanha, visitou a Universidad Europea del Atlántico (Universidade Europeia do Atlântico, UNEATLANTICO), em que foi recebido pelas autoridades da universidade e pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), instituição que promove a articulação do espaço multinacional da Iberofonia por meio da cooperação educacional, cultural e técnica. O alto representante angolano participou de uma reunião de negócios realizada na universidade.
O encontro esteve integrado pelo embaixador, o reitor da UNEATLANTICO, Dr. Rubén Calderón, o Dr. F. Álvaro Durántez Prados, diretor de Relações Institucionais da FUNIBER e da Cátedra FUNIBER de Estudos Iberoamericanos e da Iberofonia, a Dra. Emilia Almeida, conselheira econômica da embaixada e membros da Sociedad para el Desarrollo Regional de Cantabria (Sociedade para o Desenvolvimento Regional da Cantábria, SODERCAN). Nesse contexto, estiveram presentes representantes de empresas espanholas da região da Cantábria, que contribuíram para a construção da Universidade Internacional de Cuanza (UNIC), instituição educacional da rede FUNIBER. Este projeto universitário promovido pela FUNIBER na Angola é uma instituição irmã da UNEATLANTICO, e faz parte da rede educacional intercontinental que promove a mobilidade estudantil.
Os temas centrais discutidos durante a visita foram a cooperação educacional e os horizontes profissionais que projetos como UNEATLANTICO e UNIC geram. Este último, localizado na cidade de Cuito, na província do Bié, é uma instituição comprometida com o desenvolvimento da juventude e da sociedade angolana. Ao mesmo tempo, a FUNIBER desenvolve sua missão em favor das sociedades e faz uso de vínculos com centros universitários para oferecer uma formação universitária global, com especial ênfase nos países de língua espanhola e portuguesa
O embaixador e sua comitiva também visitaram a residência universitária da UNEATLANTICO que, localizada a 500 metros do campus da universidade, tem capacidade para abrigar 350 alunos e atualmente recebe estudantes de várias nacionalidades. O Dr. Dombe se reuniu com estudantes angolanos que cursam vários cursos de engenharia na universidade.
A visita do Dr. Alfredo Dombe resulta de uma relação de amizade e cooperação entre Espanha e Angola no contexto da maior aproximação dos países da Iberofonia. Essa relação ficou evidente em eventos como o Premio Archiletras à Universidade do Ano outorgado a UNIC em 2023. O diplomata angolano presidiu uma recente mesa redonda, da qual a FUNIBER participou diretamente, por ocasião do primeiro aniversário da histórica visita do Rei e da Rainha da Espanha à República de Angola.