Quatro projetos em busca de financiamento foram apresentados na Rodada de Investidores da Fundación Innovación y Desarrollo (FIDBAN), que teve vez no campus da Universidade Europeia do Atlântico. O ato coincidiu com o primeiro aniversário da criação da FIDBAN e esta foi a quarta ronda de apresentação de projetos que teve vez na Cantábria.
Primeiramente, o presidente do Patronato da FIDBAN e reitor da Universidade Europeia do Atlântico, Rubén Calderón, quem afirmou que esta instituição tem sido “um elo de união entre quem têm algo para contar e o mundo da empresa”. Igualmente, Calderón se referiu aos projetos de futuro da FIDBAN, “estamos criando novos capítulos no exterior e nossa intenção é chegar a trinta países”.
Os quatro projetos que o Comitê Técnico da FIDBAN selecionou para a última Rodada de Investidores do ano consistiam em um filtro para grandes fluxos de água, doces e salgados e ambientalmente sustentáveis; a fabricação de consumíveis inovadores para impressoras 3D; um desenvolvimento para apoiar a atividade de centros educacionais e uma plataforma web para leilões de conteúdo em mídia digital. Representantes dessas quatro iniciativas explicaram suas particularidades ao comitê da FIDBAN e ao público presente, submetendo-se ao final para dúvidas e sugestões.
Vale destacar que ao longo do ano de 2018 também foi realizado o primeiro encontro entre empreendedores e investidores organizado pela FIDBAN fora da Cantábria. Especificamente, teve vez em El Salvador no final de novembro, com quatro projetos de empreendedores salvadorenhos apresentados.
A FIDBAN é um business angels sem fins lucrativos, cujo patronato é integrado por instituições educativas como a UNEATLANTICO e a Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER), o Centro de Innovación e Investigación (CITICAN) e o Governo da Cantábria através de Sodercan.
Pelas quatro rodadas de investidores realizadas na Cantábria passaram um total de dezesseis projetos, quatorze assinados por empresários da Cantábria e dois da América Latina: Bolívia e El Salvador.
Na ocasião da celebração da Rodada de Investidores, a FIDBAN apresentou a primeira edição de sua revista, que inclui ampla informação sobre as atividades desenvolvidas pela organização nos últimos doze meses.