A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) organiza a quinta edição da Liga Panamericana de Debate Pré-Universitário, que terá lugar de 15 de abril a 3 de maio e na qual participarão setenta e duas equipas de quinze países latino-americanos. Estarão representadas escolas da Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Venezuela.
Recorde-se que, antes do evento, será ministrado um curso sobre os fundamentos do debate para ajudar os 450 alunos de diferentes escolas que participam nesta nova edição a prepararem-se para o debate. O objetivo da formação da Liga é permitir que os alunos adquiram competências de comunicação, argumentação e investigação com critérios analíticos e comunicativos.
Tal como nas quatro edições anteriores, será realizada uma Liga Nacional, cujo tema deste ano será “A utilização da inteligência artificial no meio académico, como ferramenta, beneficia o desenvolvimento do aluno? As equipas vencedoras a nível nacional terão a oportunidade de representar o seu país na 5ª edição da Liga Pan-Americana de Debate. Nesta ronda internacional, o tema em que se centrará o debate será “O uso das redes sociais é útil como fonte de informação verdadeira?”
Como em todas as Ligas de Debate organizadas, a UNEATLANTICO premiará a equipa vencedora, o segundo classificado e o melhor orador da V edição da Liga. Neste sentido, as escolas, professores e alunos podem consultar o regulamento neste link, para terminar de preparar a sua participação.
A comissão organizadora da Liga de Debates da UNEATLANTICO deseja boa sorte a todas as equipas durante esta edição e espera que a aprendizagem seja proveitosa para todos os alunos que irão participar.