A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) realizou uma conferência sobre a empregabilidade da licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Desporto (CAFYD), no âmbito do ciclo “Face a face: Universidade e profissão”.
Esta conferência foi realizada em conjunto com o Colégio Oficial de Licenciados em Educação Física e Ciências da Atividade Física e do Desporto da Cantábria (COLEF Cantábria), à qual assistiram mais de 150 alunos da licenciatura, bem como vários licenciados.
O evento foi organizado por Carlos Lago, diretor da licenciatura em CAFYD da UNEATLANTICO e Javier Cubero, presidente do COLEF Cantabria. Juntos, abriram e apresentaram o evento e os seus oradores. Além disso, Javier Cubero explicou as vantagens da adesão, bem como as tarifas na Cantábria, tanto para os licenciados como para a opção de pré-inscrição para os estudantes dos últimos anos da licenciatura.
O primeiro orador foi Javier Portela, diretor do conselho nacional do COLEF. Portela falou sobre a profissão de educadores físicos desportivos (PSE) e uma visão de 360 graus da profissão, dando uma visão histórica da formação de licenciados em Ciências do Desporto durante mais de um século. Fez também um diagnóstico do estado atual da regulamentação profissional a nível nacional e regional. Posteriormente, Arkaitz Larrinaga, presidente do COLEF País Basco e diretor-geral da empresa MugikOn, falou sobre os espaços urbanos e os serviços desportivos e sobre a forma como a gestão e o registo de dados nos podem dar informação de qualidade para conceber serviços em espaços públicos. Salientou também aos alunos o grande mercado de trabalho que existe na digitalização e promoção da atividade física a nível regional e nacional.
A terceira palestra foi ministrada por Brandon Viana, fundador da FuryanFit e graduado pela UNEATLANTICO. Viana trouxe a sua experiência no campo do fitness e do personal training, o seu roteiro com as batalhas e experiências no duro ambiente de trabalho, bem como grandes conselhos aos alunos sobre o valor do diploma universitário, rigor e paixão para desfrutar do trabalho e crescer exponencialmente.
Por último, Iván González, professor de Educação Física na Escola Secundária IES Muriedas e professor do Mestrado em Formação de Professores da UNEATLANTICO, fez uma intervenção final sobre uma nova disciplina do 2º ano do Bachillerato, que foi incorporada na sua escola: Estilo de Vida Ativo e Saudável (EVAS). Esta disciplina é pioneira a nível regional e, atualmente, graças ao esforço liderado por Iván e ao apoio de diferentes órgãos institucionais, incluindo o COLEF e a UNEATLANTICO, acaba de ser proposto ao Ministério da Educação do Governo da Cantábria que esta disciplina seja uma disciplina opcional comum a todos os institutos da comunidade autónoma.
Para concluir o evento, realizou-se uma mesa redonda com todos os participantes, na qual se debateram todos os temas abordados ao longo do evento e se responderam a perguntas dos alunos sobre as oportunidades profissionais da licenciatura e do CAFYD, a realidade do sector do fitness, a concorrência atual no sector desportivo, bem como dúvidas relacionadas com o sector.