O Dr. José Ramos Vivas, professor de Microbiologia da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), proferiu na Southwest University (SWU), na cidade chinesa de ChongQing, a palestra “Modelos in vitro para o estudo de infecções por bactérias multirresistentes isoladas de alimentos”, no âmbito do Seminário Internacional sobre Segurança Alimentar e Nutrição “The Belt and Road”.
Posteriormente, reuniu-se com professores da Southwest University (SWU) para discutir opções de colaboração e reforçar a cooperação bilateral entre a SWU e a Universidade Europeia do Atlântico.
A Universidade do Sudoeste (SWU) é uma universidade patrocinada pelo Ministério da Educação da China, fundada em 2005 após a fusão da Universidade Normal do Sudoeste e da Universidade Agrícola do Sudoeste, ambas com mais de 100 anos. O número total de estudantes da SWU ultrapassa os 80.000. A universidade abrange uma vasta gama de disciplinas académicas, incluindo filosofia, economia, direito, pedagogia, literatura, história, ciência, engenharia, agricultura e gestão, oferecendo 40 disciplinas-chave a nível nacional, 159 programas de mestrado, 97 programas de licenciatura e 66 programas de doutoramento.
A SWU está localizada no município de Chongqing, um município no sudoeste da China que se situa na confluência dos rios Yangtze e Jialing. A sua posição estratégica na rede fluvial torna-a um ponto crucial para o comércio e a economia.
O Dr. José Ramos teve a oportunidade de discutir os seus resultados de investigação sobre bactérias de origem alimentar resistentes a antibióticos, bem como probióticos e vírus bacteriófagos, com estudantes da Faculdade de Ciências Alimentares. Além disso, os participantes do seminário internacional tiveram a possibilidade de visitar o centro histórico e cultural da cidade, bem como a Universidade do Sudoeste e as empresas do sector agroalimentar de ChongQing.