A Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) celebra o III Festival de Curtas-Metragens da Universidade no próximo dia 23 de maio às 18:30. De referir que qualquer pessoa que tenha estudado na UNEATLANTICO, seja presencialmente ou através de ensino à distância, pode participar.
Montero de Palacio, realizador, argumentista e produtor espanhol, será o convidado de honra deste III Festival de Cortometrajes realizado na instituição. Montero é responsável por várias produções, duas das quais lhe valeram o prestigiado Prémio Goya para melhor produtor e realizador. Foi também galardoado com outros prémios importantes, como o Prémio José María Forqué, o Prémio Águia de Ouro, o Prémio de Turismo Rural da Cantábria e o Prémio da Academia Francesa. É por esta razão que, em reconhecimento da sua extensa carreira profissional no mundo do cinema, receberá o Prémio Especial Federico Fernández.
O auditório da UNEATLANTICO acolherá na quarta-feira, dia 22, às 18:30 horas, a projeção de todas as curtas-metragens nomeadas, enquanto na quinta-feira, dia 23, haverá uma gala que terá início às 18:30 horas e durante a qual serão reveladas as curtas-metragens premiadas.
De igual modo, antes da gala do dia 23, os estudantes terão também a oportunidade de assistir à Masterclass intitulada: “Uma vida de cinema; Magia e realidade” pelo galardoado Rodolfo Montero, no dia 23 de maio, às 12h15, na Aula Magna da Universidade.
Por outro lado, os prémios são distribuídos em onze categorias, incluindo: melhor curta-metragem, melhor realização, melhor argumento, melhor fotografia, melhor montagem, melhor som, melhor atriz, melhor ator, melhor produção, melhor curta-metragem documental e, como já foi referido, o Prémio Especial Federico Fernández.
Em suma, o principal objetivo do III Festival de Curtas-Metragens é fomentar o talento e a criatividade dos seus alunos.