No âmbito da disciplina “Processamento de Alimentos de Origem Animal”, leccionada pelo professor Javier Gómez, os alunos das licenciaturas em Engenharia Agroalimentar (IIAA) e Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO) visitaram a fábrica El Buen Pastor e a queijaria La Pasiega de Peña Pelada.
Em primeiro lugar, visitaram a fábrica e distribuidora de leite El Buen Pastor, originária da Cantábria. Durante a visita, os alunos observaram todos os processos pelos quais o leite passa, as temperaturas necessárias para o fabricar e como chegar ao produto final. Além disso, foram-lhes mostradas as análises que devem ser efectuadas ao leite quando este é recebido, a fim de o tornar adequado ou não, de acordo com os requisitos que devem ser cumpridos para que o produto possa ser distribuído.
Ficaram também a conhecer as dificuldades e os obstáculos que podem surgir no dia a dia da fábrica e as formas de os ultrapassar. Conheceram as instalações, o modo de funcionamento da maquinaria e a forma como é gerida uma fábrica deste nível.
Por outro lado, visitaram La Pasiega de Peña Pelada. Aí, os alunos receberam novamente uma visita guiada às instalações e ficaram a conhecer a maquinaria, os processos e os problemas da fábrica. Foi-lhes explicado o processo de maturação do queijo e as suas diferentes fases.
Na fábrica de queijo, os alunos tiveram a oportunidade de fazer o seu próprio queijo de raiz. Foi uma óptima experiência, pois puderam não só aprender a operar a maquinaria necessária, mas também como se misturam os produtos, as temperaturas certas e toda a teoria vista nas aulas pôde ser posta em prática.
A UNEATLANTICO incentiva este tipo de visitas, pois procura formar os seus alunos com o objetivo de valorizar as suas capacidades e dotá-los das competências necessárias para serem excelentes profissionais.