Os alunos do terceiro ano da licenciatura em Comunicação Audiovisual (CA) da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Víctor Díaz, Nerea Pérez, Sandra Roger e Samuel Abascal, estreiam a sua curta-metragem documental “KANKEL, o coração da praça” no auditório do CASYC.
Esta curta-metragem documental, criada como exercício da disciplina “Direção de Fotografia” sob a orientação de Helena Garay, professora e responsável pela área da Extensão Cultural, acompanha a vida de Miguel Ángel Pérez, conhecido como “Kankel”.
Kankel, o corralero mais antigo de Espanha, é uma personagem cativante de Santander que partilha, com o seu sentido de humor caraterístico, histórias sobre a sua infância, o seu trabalho como corralero e coveiro, a sua família, os seus amigos e a sua despedida da praça de touros. As narrações de Kankel são acompanhadas por uma série de fotografias que enriquecem visualmente a sua história.
A direção e a direção de fotografia do documentário estiveram a cargo de Víctor Díaz e Nerea Pérez, enquanto a produção foi gerida por Nerea Pérez, Sandra Roger, Víctor Díaz e Samuel Abascal.
A curta-metragem, inicialmente concebida como parte de um exercício académico, não só foi estreada no CASYC, como também foi nomeada para o III Festival de Cortometrajes de UNEATLANTICO. Durante a gala, que teve lugar no salão de festas da Universidade, recebeu o prémio de melhor montagem e foi destacado como a melhor curta-metragem documental. Este último prémio foi-lhes entregue pelo convidado de honra Rodolfo Montero de Palacio, realizador, argumentista, produtor cinematográfico espanhol e vencedor de dois Prémios Goya.
Por outro lado, a obra foi selecionada para participar no “Torre en Corto. XXV Festival de Cortometrajes de Torrelavega”, que terá lugar de 26 a 29 de junho no Teatro Municipal Concha Espina.