O professor e diretor da Liga de Debates da Universidade Europeia do Atlântico (UNEATLANTICO), Luis Eduardo Prado González, participou na conferência “O debate e o discurso público como ferramenta na sala de aula” do Ministério da Educação da Nicarágua.
A apresentação teve lugar no dia 15 de julho, de forma presencial, na sede do Ministério da Educação na capital da Nicarágua, Manágua, com possibilidade de ligação digital para o resto da América Latina, reunindo assim cerca de duzentas pessoas. Entre elas encontravam-se assessores do Ministério da Educação das 15 províncias do Estado para os níveis primário, secundário e de bacharelato.
O professor Eliseo Rivera, Diretor de Educação Continuada do MINED, foi o encarregado de dar as boas-vindas a Julio Santos, Diretor Executivo da FUNIBER na Nicarágua, e a Luis Prado, palestrante da conferência.
Prado fez uma apresentação sobre as vantagens de falar em público como uma ferramenta para desenvolver certas habilidades e saber como se defender no futuro. Explicou também as diferenças entre debate e falar em público e os seus objectivos, bem como a sua importância na sala de aula. A conferência foi realizada com a intenção do Ministério de utilizar esta ferramenta nas escolas para promover a formação em falar em público.
Cabe destacar que esta atividade foi possível graças à estreita relação entre a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) e o Ministério da Educação da Nicarágua (MINED).
Liga de Debate UNEATLANTICO
É de salientar que a Universidade Europeia do Atlântico realiza cursos de oratória e ligas de debate para os estudantes da universidade. Também organiza campeonatos de debate pré-universitário para escolas da Cantábria, bem como um campeonato virtual para escolas de toda a América Latina.